Defesa Civil e GeoEnvi realizam mapeamento das áreas de risco
Representantes das instituições visitaramascinco áreas prioritárias as quais foram definidas pelo município, tendo sido verificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
Na terça e quarta-feira, 25 e 26, o diretor da Defesa Civil de Mafra, Raul Ferrari acompanhado do geólogo da GeoEnvi, Alessandro Carraro Cordova visitaram os cinco setores associados a alto e muito alto risco de enchentes e deslizamento de terra.
Tratam-se de cinco áreas no total, sendo quatro passíveis de inundação (Vila das Flores; Vila das Flores/Rua Solidariedade; Vila Santo Antonio e Bairro Centro/ localidades ao longo das BR-116 e BR-280) e uma de deslizamento (Bairro Centro/ Rua Felipe Schmidt). A visita integra projeto mapeamento de áreas de risco que resultará na classificação adequada dos locais e proporcionará a elaboração de propostas de intervenções que visem a diminuição do risco de deslizamento e inundações. Estas serão repassadas ao Ministério da Integração Nacional. “Esse mapeamento é de fundamental importância para o município, seja para realizações de intervenções futuras, bem como para o monitoramento das áreas de risco”, destacou a Secretária do Governo e Cidadania, Angela Kwitschal.
Áreas de risco
As áreas visitadas foram definidas pela Defesa Civil em 2012, na primeira etapa de trabalho, quando técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil verificaram os pontos denominados prioritários. Estes agora foram visitados pela Defesa Civil e pelo geólogo da GeoEnvi (empresa vencedora da licitação responsável pelo mapeamento detalhado), que realizou um diagnóstico nos espaços, tendo fotografado e verificado o estado das rochas.