Reforma da EMEF Evaldo Steidel é pioneira na utilização de telhas ecológicas
A sustentabilidade é uma preocupação do Executivo, diante disso a Prefeitura de Mafra está utilizando pela primeira vez “telhas ecológicas” na reforma de uma unidade escolar. A escola escolhida para o trabalho foi a EMEF Vereador Evaldo Steidel, cuja reforma iniciou neste ano. Ela utilizará telhas ecológicas em substituição às de cimento amianto em toda a parte superior reformada, que totaliza 1212,85m² de telhado.
O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze visitou a obra na última quarta-feira, 16. “Faço questão de visitar as obras para acompanhar seu desenvolvimento. Temos um carinho especial pela Educação mafrense e sabemos que nesse sentido o investimento para uma infraestrutura é fundamental”. Scholze conta que esse é um trabalho pioneiro no setor público local. “Trata-se de uma tecnologia inovadora, aliada a um material sustentável e versátil”.
A empresa responsável pela execução do serviço é a J. Lopes Construções Ltda. a qual realizou todos os tramites de compra das telhas ecológicas e está realizando o processo de instalação. Conforme explicações do engenheiro da Prefeitura de Mafra, Telange Telon Alves Neto, que responde pelas obras da educação, o material está sendo colocado sobre estrutura metálica garantindo segurança para todos. “Estamos fazendo um trabalho pensando na sustentabilidade, uma vez que as telhas ecológicas têm como matéria prima principal caixas de leite estilo tetra pak. No entanto, houve toda uma preocupação por parte da Prefeitura, quanto a qualidade e garantia do equipamento utilizado”. Ele explica ainda que essas telhas têm melhor acústica, ótima performance contra chuvas de granizo, são mais leves e permitem maior conforto térmico aos ambientes.
Sustentabilidade e material de qualidade
De acordo com o Secretário Juliano Munhoz, o Prefeito quer que a educação de Mafra seja de boa qualidade em todos os sentidos: “com infraestrutura e merenda adequada, professores capacitados e transporte seguro. Por isso, uma boa infraestrutura aliada a um material sustentável é fundamental”. Além da reforma do telhado, a escola irá passar pela colocação do forro e mudança na parte elétrica e pintura.
Investimento em Educação
Nesse momento outras cinco escolas estão em obras nesse ano, sendo: EMEB Butiazinho de Cima, CEI Anjo da Guarda e Escola General Osório que estão em reforma. Já o CEMMA terá sua quadra coberta e no C.E.I.M. Breno Cauan Garcia haverá a construção de três salas de aulas; além disso há previsão para obras nas unidades escolares do município. Vale ressaltar que em 2013 foi realizada a reforma do telhado do Centro de Educação Infantil Portão São Lourenço. “Esse ano será marcado por importantes obras nas escolas municipais com previsão de investimentos de mais de 1,5 milhão de reais em infraestrutura”, finaliza o Secretário de Educação.