Programa Mafra em Forma é apresentado no 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública no Rio de Janeiro

Entre os dias 8 e 11 de abril, os coordenadores do programa Mafra em Forma, da Secretaria Municipal da Saúde de Mafra, Daniel Petreça e Fabíola Herbst Rodrigues, apresentaram no 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública, no Rio de Janeiro, os seguintes trabalhos: “Mafra em Forma”: a way to be healthy!; Counseling on physical activity of strategies for family health of a city southern Brazil. Para os coordenadores, representar Mafra em um congresso internacional demonstra o sucesso conquistado em anos de atividades com diferentes públicos: terceira idade, gestantes, diabéticos, entre outros atendidos pelo programa.

Congresso
O 5º Congresso reuniu especialistas de diferentes áreas científicas e de países que estudam a atividade física e seu efeito sobre a saúde, a fim de estimular que a prática do exercício deveria ser implementada nas estratégias públicas de saúde dos governos. O evento contou ainda com simpósios, sessões de pôsteres, apresentações e conferências.

Organizado pela Sociedade Internacional para Atividade Física e Saúde e pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, o evento reuniu trabalhos voltados à atividade física e comportamento sedentário, dentro dos seguintes temas: mensuração, prevalência e tendências temporais; fatores associados e determinantes; consequências à saúde; intervenções; e política.

O coordenador do Mafra em Forma falou de sua experiência nestes congressos e da receptividade dos participantes ao conhecerem o programa mafrense. “Este evento foi realizado pela primeira vez fora do eixo América do Norte-Europa-Oceania, o que, de acordo com a organização do evento, busca reafirmar a saúde global como prioridade”, disse. Ele completa falando sobre a escolha do Brasil para sediar o congresso. “Nosso país é destaque nas intervenções para promoção da saúde com ênfase em atividade física e apresenta produção científica crescente em qualidade e quantidade”, finalizou Daniel.