5º encontro do workshop “A escola que temos e a escola que queremos”
Na quarta-feira, 07, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Lourenço, ocorreu um o 5º encontro do projeto “A escola que temos e a escola que queremos”. Uma iniciativa da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Municipal de Educação, que visa trabalhar de forma coletiva, democrática e participativa questões relativas à comunidade escolar.
Tratam-se de seis documentos que estão sendo analisados por toda a rede municipal de ensino: Lei do Sistema Educativo de Mafra, Regimento Interno, Plano Político Pedagógico, Decreto dos Conselhos Escolares, Proposta Curricular do Município e Programa Prefeito Amigo da Criança.
O Secretário de Educação, Juliano Munhoz, começou explicando que é fundamental que todos debatam os temas para que juntos, comunidade escolar e administração, possam fazer uma educação melhor. Na ocasião, alunos das turmas das 8ªs e 9ªs séries debateram os pontos apresentando sugestões, pedidos, entre outras reivindicações. Estes foram escolhidos para representar a escola que tem mais de 420 alunos do 1º ao 9º ano com dois turnos.
Desenvolvimento
Seguindo as diretrizes do professor de História, Fábio Reimão de Mello, orientador do trabalho que antecedeu o encontro, os alunos apresentaram as temáticas discutidas em sala de aula. Em pauta: transporte escolar, alimentação escolar, infraestrutura, recursos pedagógicos e tecnológicos; escola em período integral, acesso para os portadores de necessidades, entre outros. As alunas Estefani Eduarda Ferreira, Aline Liane de Lima, Rosiane Fátima de Andrade ressaltaram a importância do debate. “Foi muito bom poder falar para a Secretaria de Educação o que nossa escola precisa”.
Todos os questionamentos foram respondidos pelo Secretário de Educação que ao final se colocou a disposição para atender as reivindicações apresentadas. A aluna do 9º ano, Paola de Anira dos Anjos, elogiou a iniciativa. “É uma ótima oportunidade para sermos ouvidos e também termos ciência de como funciona a educação em nosso município”. Acompanhou ainda todo o debate o presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Marcio Bineck, que parabenizou a Secretaria de Educação pela proposta inovadora. “Muitas vezes eram ouvidos, somente, os gestores e professores. Acho que devemos dar liberdade para que os alunos, nossos filhos, possam dar sua opinião e participar efetivamente, sendo essa uma prática de cidadania”.
“A escola que temos e a escola que queremos”
O projeto é composto por várias etapas – nesse primeiro momento estão correndo os encontros com os alunos e posteriormente serão ouvidos os professores, equipes pedagógicas e administrativas de todas as unidades. Já foram realizados outros encontros no Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA), Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho, EMEB Avencal São Sebastião, CEM Anjo da Guarda. Serão realizados ainda reuniões nas unidades escolares EMEB Evaldo Steidel e CEM Beija-Flor.