Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é lembrado em Mafra
A sexta-feira, 16, foi dedicada à conscientização nacional a respeito da importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Equipes da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social/CREAS, em parceria com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do Conselho de Segurança de Mafra – Conseg, CMDCA, CDL, ACIM e as secretarias municipais, com o apoio do DETRAMM estiveram em dois locais, pela manhã e à tarde – Praça Lauro Müller e Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, entregando panfletos contendo informações sobre a importância de denunciar a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes. A mobilização teve por fim marcar o Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, 18 de maio, com o lema “Faça bonito”, que tem como símbolo a flor amarela.
Esquecer é permitir, lembrar é combater
Quem andou pelo centro de Mafra pode conferir vitrines e vários locais decorados com flores amarelas – símbolo da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.
De acordo com a equipe do CREAS a denúncia contribui para a redução dos casos de violência. “As pessoas podem denunciar anonimamente pelo Disque Denúncia (100), Polícia Militar (190) e Conselho Tutelar (3642-4734)”, alertou a equipe.
Já a psicóloga do CREAS, Soely Koene Sallai, contou que a campanha vem sendo intensificada nos últimos cinco anos. “O número de denúncias tem aumentado e esse é o objetivo da conscientização. Não denunciar é ser conivente”, concluiu.
Serviço:
Disque Denúncia (100)
Polícia Militar (190)
Conselho Tutelar (3642-4734)