Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais contou com representação de Mafra
Na semana de 19 a 22 de maio, um representante de Mafra esteve em Salvador participando do Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais – ENREDENACIONAL. Taline Francieli Rukel foi como representante de órgão governamental do Planalto Norte de Santa Catarina.
O evento teve como objetivo fortalecer institucionalmente a Rede Nacional de Colegiados Territoriais – RNCT para atuar de forma estratégica no avanço da abordagem territorial na política de desenvolvimento do Brasil Rural e contribuir para a construção da proposta de Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Participação
O encontro reuniu participantes de diversas categorias desde agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas, jovens, representantes do poder público e da sociedade civil, entre outros. Para Taline, foi possível no evento debater a trajetória da Política Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no Brasil e perspectivas futuras.
Resultados
No último dia do evento foram apresentados os resultados dos trabalhos em grupo, com as propostas para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (SNDRSS), além de orientações estratégicas para ação futura da Rede Nacional de Colegiados Territoriais. Taline destacou que o no encerramento foi feita a leitura da carta de Salvador. “Foi lida a carta, contando ainda com debate e aprovação do regimento interno da rede Nacional de Colegiados Territoriais”, completou. Ela destacou ainda que “para Mafra e demais municípios que compõem o Planalto Norte, as políticas públicas desenvolvidas pelo território buscam a superação da pobreza a geração de trabalho e renda no meio rural por meio de estratégias sustentáveis, através da participação social e governamental para integrar as ações entre Governo Federal, Estados e Municípios, fundamentais para construção destas estratégias”.
A iniciativa de realização foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) em parceria com a RNTC, IADH-Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, e com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
Os participantes do ENREDENACIONAL se comprometeram: com a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; em garantir a sustentabilidade do apoio aos colegiados; com a elaboração dos Planos Plurianuais Territoriais Participativos e dos planos estaduais de desenvolvimento rural sustentável e solidário; com a ampliação dos processos de formação dos agentes de desenvolvimento territorial e conselheiros(as); com a ampliação do diálogo entre as esferas de governo; em apoiar e promover a estruturação de consórcios públicos territoriais; em criar comitês/câmaras de desenvolvimento territorial; com a articulação entre os colegiados territoriais; e com a priorização e investimento em ações que fortaleçam a participação e a organização social de mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais.