Acesso ao interior e reconstrução de pontes e bueiros são prioridades

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Obras, está atuando na recuperação dos estragos causados pelas cheias nas estradas, pontes e bueiros do interior de Mafra. A Secretaria Municipal de Obras está atendendo determinações do Prefeito Roberto Scholze e atuando, emergencialmente, desde a segunda quinzena de junho no reparo das estradas.
No primeiro momento, tendo como objetivo ações de recuperação, os técnicos do departamento de obras percorreram o município com o objetivo de listar as localidades que necessitam de recuperação, tendo uma radiografia completa das necessidades em termos de pontes e bueiros.

Ações
No dia 02, foram recebidas três carretas com as galerias, as quais serão utilizadas no acesso entre Rio Branco e Vila Ruthes – proximidades do retiro Moriah. No local existia uma estrutura metálica denominada bueiro armico que com as fortes enxurradas foi levada rio abaixo. O Secretário de Obras, Marquinho Colono, explica que em substituição a esta estrutura será colocada uma de concreto com vazão superior e denominada Galeria Celular.
Nas localidades de Rio do Cedro, Butiá do Lageado, Avencal do Saltinho, Pedra Fina , Butiá dos Taborda e Vila Grein foram concluídos os trabalhos de recuperação dos bueiros. Já para a localidade de São João de Bela Vista foram adquiridas galerias celulares. Bem com, foram concluídos os trabalhos de recuperação de bueiros em Bituva, Bituva Papuã e Vila Souza – ainda nesta localidade foram finalizados os trabalhos de recuperação na ponte normalizando o tráfego da mesma.

Em relação as estradas realizaram-se restaurações nas localidades de Boa Vista, Irara, Saltinho do Canivete, Rio Areia, Avencal, Rio do Cedro, Butiá do Lageado, entre outras.

Recuperação de acesso

De acordo com a Secretaria de Obras entre as ações realizadas a mais complexa foi efetuada na localidade de Rio Areia com a reconstrução das cabeceiras de um bueiro armico.
Para sua a execução foram utilizadas duas escavadeiras hidráulicas, um rolo compactador, oito caminhões; além de, aproximadamente, 7.200 metros cúbicos de pedra e terra. Além da mão de obra dos funcionários municipais envolvidos na operação. “Estamos trabalhando no limite máximo e nossa equipe não medirá esforços para dar a melhor resposta possível às comunidades atingidas, enfatiza o Secretario de Obras, Marquinho Colono. Informações com a Secretaria de Obras pelo telefone 3642 69 64.