Mafra é contemplada pelo MEC com “Selo de Município Livre de Analfabetismo”
• Município está entre as 42 cidades do Estado de Santa Catarina e entre as 207 do país reconhecidas como livre de analfabetismo
O Ministério da Educação (MEC) conferiu a Mafra no final do primeiro semestre o “Selo Município Livre de Analfabetismo”. Apenas 207 municípios brasileiros, dos 5.564 (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) receberam o selo do MEC, outorgado àqueles que atingiram índice igual ou superior a 96% de alfabetização. Segundo o Secretário de Educação, Juliano Munhoz, o índice de Mafra é de 97%. “Atribuo esta conquista à dedicação dos professores, educadores e profissionais da educação que trabalham continuamente para reduzir o analfabetismo no município. O resultado é o reconhecimento do MEC”, disse.
Ele completou dizendo ainda que “deve-se salientar o grande esforço das Unidades Escolares Estaduais e Municipais, da Secretaria Municipal de Educação e do CEJA, que sempre atuaram para a erradicação do analfabetismo no município, sendo este fortemente trabalhado com o Programa Brasil Alfabetizado”.
No estado, 42 municípios ganharam o selo. De acordo com o MEC, a concessão do selo está prevista no Decreto 6.093, de 24 de abril de 2007, que prevê a universalização da alfabetização de jovens e adultos com 15 anos ou mais. Em Mafra a instituição que atua na área é o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
Procedimento
A relação do MEC foi feita com base no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Para ser reconhecido como livre do analfabetismo, o município precisa ter mais de 96% de alfabetização. Segundo o Ministério da Educação, o reconhecimento é resultado de uma parceria com a Unesco e faz parte do Programa Brasil Alfabetizado.
Santa Catarina
As outras cidades catarinenses que receberam o Selo em 2014 foram: Balneário Barra do Sul, Bombinhas, Braço do Norte, Braço do Trombudo, Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Cunhataí, Doutor Pedrinho, Forquilhinha, Guabiruba, Guaramirim, Ibirama, Iomerê, Iporã do Oeste, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Itapoá, Joaçaba, Laurentino, Massaranduba, Nova Trento, Nova Veneza, Palhoça, Penha, Peritiba, Porto União, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Rio Fortuna, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, São João Batista, São José, São Ludgero, São Bonifácio, Treviso, Tubarão, Urussanga e Videira.