1º Fórum da Mulher Contra a Violência foi sucesso de público
Como resultado foi elaborado documento que consiste na formação das diretrizes para o enfrentamento à violência contra as mulheres no município de Mafra
Violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Essas formas de violência contra a mulher foram abordadas no 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Violência Contra Mulher “Para um viver sem violência” que aconteceu na última sexta-feira, 12, no auditório da UnC.
O evento reuniu um público formado pessoas de diferentes entidades, unidas pelo mesmo objetivo: discutir políticas públicas e elaborar documento que consiste na formação das diretrizes para o enfrentamento à violência contra as mulheres no município de Mafra.
Enfrentamento
O Secretário de Educação de Mafra, Juliano Munhoz, abriu o fórum destacando que o resultado do mesmo seria a criação de um documento norteador de combate à violência contra a mulher, assegurando seus direitos. “Temos de adotar a ‘tolerância zero’ na violência contra a mulher. Combater e erradicar todas as formas de violência”, disse. Ele completou destacando ainda que “essa é uma luta a favor de todas as mulheres, de todas as gerações. A violência contra a mulher é origem da violência contra a sociedade”.
Já o Prefeito Roberto Scholze começou falando sobre dados recentes sobre violência, destacando que no Brasil “a cada dois minutos, cinco mulheres são violentadas – física ou psicologicamente – no seu ambiente familiar”. Scholze parabenizou a iniciativa das Secretarias organizadoras – Saúde, Governo e Cidadania, Criança e Ação Social e Educação – por darem o primeiro passo para debater essa questão. “Debater o atual diagnóstico da violência e como enfrentá-la, garantir os direitos da mulher e dar ela acesso à justiça devem fazer parte deste amplo debate”.
Palestras e debates
O evento foi dividido em duas partes: na manhã houve palestras e à tarde formação de grupos para discussão. Além disso, houve duas apresentações artísticas, sendo uma declamação de poesia apresentada pela EEB Gustavo Friedrich e a outra apresentação do coral Grupo In’Cantus.
A primeira palestra foi da Presidente da OAB Subseção Mafra, Celina Dietrich Vieira, que abordou o tema “O Cenário da Violência contra a mulher em Santa Catarina e Políticas no Estado”. Em seguida, Luana Grillo da Silva, Mestre em Desenvolvimento Social e Gênero, palestrou sobre “Políticas Públicas para Enfrentamento a violência contra a Mulher no Brasil”. A última palestra foi de Wallace Hermesdorff, escrivão de Polícia, que atua na Delegacia da Mulher. Ele falou sobre o tema “O Cenário da Violência contra a Mulher em Mafra”.
À tarde foi a vez dos trabalhos em grupo, divididos por eixos, nos quais os participantes debateram vários assuntos relacionados ao combate à violência contra a mulher. Ao final, foi redigido um documento com objetivos e propostas de ações – levando em consideração as especificidades do município – sobre melhores formas de ação do enfrentamento à violência.
O 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Violência Contra Mulher foi uma realização da Prefeitura de Mafra, com apoio do Clube Soroptimista Internacional e patrocínio da MWV Rigesa.