Projeto sustentabilidade rural é campeão do IV MOCISC
- Este foi apresentado pelo EMEB Avencal do Saltinho que participou com dois trabalhos
A Escola de Educação Básica Municipal Avencal do Saltinho conquistou o título de campeã da V Feira Regional de Ciências e Tecnologia (FEITEC) e a XIV FECIMAR (Feira de Ciências de Mafra), etapa Classificatória da IV MOCISC – Mostra Científica da Região do Contestado. A instituição participou do evento com dois projetos: feijão mágico e sustentabilidade rural (que foi campeão e segue para a segunda fase). A feira realizada no centro poliesportivo da Universidade do Contestado, campus de Mafra, contou com 47 projetos de alunos de escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante da região de abrangência da 25ª SDR.
Sustentabilidade Rural
O projeto Sustentabilidade Rural foi apresentado pela professora responsável: Samieli Aparecida Czermach Pscheidt e os alunos Andressa Schafacheck e João Vitor Steidel Schutt – 4º ano. O objetivo do projeto campeão foi analisar os benefícios de uma propriedade sustentável para a qualidade de vida no meio rural. A metodologia baseou-se na análise de situações reais da comunidade escolar.
Segundo a professora orientadora “Pôde-se contemplar o papel fundamental da escola que é a vinculação dos saberes locais com as ciências, promovendo incentivos para preservação ambiental e seguido de melhoramento na qualidade de vida e da permanência das famílias no campo, evidenciando sempre a necessidade de estudar e de buscar excelência em tudo que faz e produz”. A apresentação resultou no primeiro lugar IV MOCISC primeira fase. Nos próximos dias 09 e 10 de outubro o projeto participará da final MOCISC na Universidade do Contestado – UnC.
Feijão Mágico
O projeto Feijão Mágico foi representado pela professora Carla Christiane Herbst Brüske e alunos Alice Aparecida Herbst Brüske e Elias Pedro Konkel – 1º ano. Objetivo do projeto é conscientizar as crianças da importância de aprender o processo de germinação e de ter uma alimentação saudável. O cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. “O contato com a terra, a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas… Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades”, destacou a professora Carla.
A diretora Adriana C. Schafacheck destacou a importância da ação coletiva para a realização dos projetos. “Os trabalhos feitos em equipe geram mais resultados do que atividades individuais. Cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa”. Ela parabenizou, ainda, os funcionários da EMEB Avencal do Saltinho, por terem objetivos comuns e desenvolverem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.