Mais de 1.500 alunos do 6º ao 9º ano tem palestras sobre saúde na escola

O mês de outubro está sendo de capacitação para os alunos 6º ao 9º ano do ensino fundamental de seis escolas que estão recebendo informações sobre saúde na escola.  Serão atendidas as unidades escolares estaduais EEB Profº Mario de Oliveira Goeldner, Monteiro Lobato e Profª Maria Paula Feres, além das escolas municipais EMEB São Lourenço e Centro de Educação do Município de Mafra. A expectativa é atingir ao todo mais de 1.500 alunos.

 

A realização é da ATENA (Projeto Geração Saúde), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS),  Prefeitura de Mafra/Secretaria Municipal de Saúde (Projeto Saúde na Escola) através das unidades de Estratégia Saúde da Família do São Lourenço,  do São José, Central, Faxinal, Vista Alegre e Vila Nova. Bem como da equipe Pro Pet Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. A intenção dos organizadores é manter uma conscientização permanente nas escolas através de ações em saúde no ambiente escolar.

Encontro

Na última terça-feira, 21, foi a vez da E.E.B Mário de Oliveira Goeldner, que durante todo o

dia recebeu ações de promoção da saúde bucal e higiene corporal, promoção de cultura de paz, debates sobre sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS além de prevenção de uso de álcool, tabaco e outras drogas. No local haviam estandes com exposições, rodas de debates e dinâmicas que asseguravam maior interação entre os profissionais de saúde, professores e alunos.

 

Os alunos da 7ª série, Vinícius Alves, Gabriel Viana e Lucas Gurniski receberam as orientações sobre sexualidade, drogas e saúde mental. Eles consideraram muito boas e disseram que  obtiveram muitas informações importantes. “Aprendemos a distinguir o que não é bom, que não devemos usar drogas e que o bullying faz mal às pessoas”. Consideraram muito interessante a feira de saúde e que deve ser repetida.

 

Uma ação que uniu os programas Geração Atitude e Saúde na Escola. Este último, realizado através de parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, já capacitou professores, profissionais de saúde e vem realizando encontros com os alunos das escolas pactuadas pelo programa. Até o momento já participaram mais de 1mil alunos das escolas municipais através ações de promoção em saúde bucal, de avaliações em saúde através de teste visual, calendário vacinal e medidas antropométricas (peso e altura), entre outros temas supracitados.

Programa Saúde na Escola (PSE)

Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.