Alunos de escolas públicas do ensino fundamental de Mafra têm aulas sobre Empreendedorismo
- Município de Mafra foi pioneiro no estado a implantar projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP na rede municipal de ensino, e pioneiro no Brasil a aplicar o curso em Escola da Apae
Gratificante e empolgante. Esses foram alguns dos adjetivos positivos utilizados por professores, coordenadores e diretores das escolas de Mafra que trabalharam no ano passado com o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido em parceria com o SEBRAE/SC.
Mafra foi o município pioneiro do Estado de Santa Catarina a implantar o projeto, que tem por objetivo disseminar o empreendedorismo nas instituições de ensino municipal. Foram oito escolas, totalizando 640 alunos. Dentre elas destacou-se a APAE, como a primeira escola de educação especial do Brasil a trabalhar o empreendedorismo, com 19 alunos. “O JEPP mostrou aos alunos da APAE novas oportunidades no mundo do trabalho e foi o primeiro caso no Brasil em que o JEPP foi aplicado com alunos especiais, cuja experiência exitosa deverá ser expandida para mais alunos em 2015”, destaca Fernando C. dos Santos, Gestor do Projeto no SEBRAE/SC.
E para organizar a continuidade e ampliação do projeto para 2015, esteve em Mafra, na última quarta-feira, 25, a consultora técnica do SEBRAE/SC, Iara Regina Calil. Nesse dia ela conversou com representantes da educação, com a diretora do CEMMA, Carla Elice Silveira e com a coordenadora pedagógica de educação e trabalho da APAE, Eliane Konkel. Todos mostraram interesse não só em dar continuidade ao Projeto neste ano, mas também de ampliar a sua abrangência para outras séries. “Ver a empolgação dos professores com o projeto foi muito gratificante, o JEPP faz sucesso por onde passa”, destaca Iara.
APAE
Em conversa sobre a continuidade do Projeto, Jovens Empreendedores Primeiros Passos na APAE mostrou o interesse da instituição em expandir o projeto para 80 alunos, trabalhando com todos o conteúdo do 1º livro, com previsão de sequencia nos próximos anos. Na avaliação feita sobre o trabalho realizado em 2014, a coordenadora declarou ter sido uma experiência muito interessante, com os alunos confeccionando e vendendo internamente saches, bonecas perfumadas, aromatizadores de ambiente e vasos. “Nossos alunos ampliaram o vocabulário, utilizando expressões como trabalho, dinheiro, empreendedorismo e lucro, palavras que antes não faziam parte do seu cotidiano. Foram vivências novas e enriquecedoras para nós”, afirmou Eliane.
A coordenadora falou ainda sobre a metodologia utilizada pelo projeto do SEBRAE, considerada como ótima. “Nossos professores se sentem um pouco órfãos de metodologia para desenvolver a aprendizagem que seja realmente significativa e esse projeto trouxe um norte, veio como uma ferramenta auxiliadora no processo de construção do conhecimento dos alunos, com vistas à inclusão no mercado de trabalho”.
O Executivo mafrense tem realizado outros projetos em parceria com a instituição, fomentando o conhecimento e o desenvolvimento de atividades que promovam o crescimento dos alunos. Dessa forma, Prefeitura, APAE e SENAI, através da política pública do Pronatec, proporcionaram à 15 alunos, no ano passado, curso de Auxiliar de Costura e atualmente conta com um grupo de educandos fazendo um curso de Informática na mesma parceria SENAI/PRONATEC. Todos estes cursos pretendem capacitar as pessoas com deficiência para a inclusão sociolaboral.
CEMMA
Também a direção do Centro de Educação do Município de Mafra afirmou a intenção de continuar com o projeto que gerou uma “loucura positiva” na escola. Carla Silveira e a professora que ministrou as aulas do Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Clara Deorack, disseram sonhar em trabalhar nesse ano todas as 6 turmas do 1º e do 2º ano, dobrando o número de 134 para 260 alunos que receberiam noções de empreendedorismo. Em 2014 foram trabalhadas 6 turmas do 1º ano.
“Foi um projeto muito interessante, que envolveu professores e pais, com os alunos produzindo e vendendo tudo. Vimos professores empolgados e alunos entusiasmados”, declararam.
Ampliação
Aconsultora técnica do SEBRAE/SC, Iara Calil recebeu somente elogios dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa no município. Leva para o SEBRAE/SC o grande interesse de Mafra em dar continuidade e ampliar a abrangência do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, demonstrado pelos depoimentos e avaliações extremamente positivas recebidas dos profissionais que nele atuaram.
Uma terra de Oportunidades
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mafra, Ernani Antonio Kvitschal Junior enalteceu o brilhante trabalho realizado nas escolas municipais e na APAE, pois “através da educação empreendedora sendo lecionada durante todo o ensino fundamental seremos capazes que prospectar um futuro diferente às novas gerações, com mais oportunidades para todos” afirmou.