Mafra realizará Semana da Disfagia

Para melhor informar a população sobre o que é a disfagia, os sinais, sintomas e tratamento da doença, o setor de fonoaudiologia da  Secretaria Municipal de Saúde de Mafra realizará, de 16 a 20 de março, a Semana da Disfagia.  Ela consistirá na distribuição de folders e realização de palestra para professores da educação especial, no dia 18, na Amplanorte. Os folders serão distribuídos na própria Clínica Municipal de Reabilitação, para os pacientes das especialidades ali atendidas.

Segundo informações da fonoaudióloga Hellen Lagos Guimarães, a data de 20 de março  marca o Dia Nacional da Disfagia e a semana pretende esclarecer melhor a população quanto às doenças que provocam o aparecimento dos sintomas, além de explicar que ela tem tratamento e quais os tipos possíveis.

Disfagia

A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.). (Fonte fonoaudiologia.org.br)

Doenças

Além do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem causar a disfagia. Pode ainda surgir devido a próteses dentárias mal adaptadas, refluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de entubação. É necessário o entendimento de que a disfagia além de provocar problemas emocionais e isolamento social, causa problemas sérios como desidratação, desnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia. (Fonte fonoaudiologia.org.br)

Sinais e sintomas

São sinais e sintomas da doença dificuldade para ingestão de líquidos, alimentos sólidos e/ou remédios,  sensação de alimento parado na garganta, mudança na voz após alimentação, sente dor ao engolir, tosse, falta de ar, engasgos quando come ou com a saliva, perda de peso, dificuldade para respirar.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas na própria Clínica Municipal de Reabilitação, que atende de 2ª à 6ª feira, na Avenida Frederico Heyse, s/n,  ou pelo telefone 3645-3931.