Prefeitura de Mafra inaugura ESF Vereador Edson Schultz

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou no sábado, 09, as novas instalações do ESF Vereador Edson Schultz, na Restinga. A unidade ajudará na expansão da assistência em Atenção Básica e irá atender as comunidades de Restinga, Vila Formosa, loteamento Edson Schultz, até a esquina do Supermercado MIG e Viação ELO. A solenidade  foi marcada pela presença de autoridades municipais,  familiares do homenageado e comunidade.

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, reforçou o comprometimento do governo municipal com a estruturação da Saúde, processo iniciado com a mudança do foco da saúde curativa para a preventiva.  “O investimento na Atenção Básica é uma marca do Executivo, estamos estruturando as unidades, ampliando as equipes e com isso aumentamos a cobertura no atendimento para quase 100%”. Explicou que esse processo ocorre de forma planejada, com investimento em profissionais e infraestrutura tendo sido possibilitado pela parceria com o Ministério da Saúde, através do programa Mais Médicos. O Prefeito informou, ainda, que essa é a terceira unidade de saúde inaugurada pela gestão, as outras foram a do Vista Alegre e a do Faxinal – e ainda temos a Unidade de Pronto Atendimento e o ESF Bela Vista que em breve estarão a disposição da comunidade.

Aprovado pela comunidade

Com área de 247,47m², a nova instalação foi construída com recursos dos Governos Federal e Municipal, no valor total de R$ 412.183,99. O projeto faz parte do programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde do Ministério da Saúde.

A unidade que funcionará anexa à Academia da Saúde foi aprovada pela comunidade que compareceu para conhecer para prestigiar a solenidade e aproveitar a campanha de vacinação. O morador Ivo Francisco Valério conta da satisfação de ter uma unidade de saúde a disposição com equipe completa perto de casa. “Agradecemos por essa importante conquista que marca uma fase com médicos e dentistas a disposição. Só temos a agradecer ao prefeito e a equipe da Saúde por isso”.

A unidade é composta por salas de acolhimento, de vacina, de nebulização, de enfermagem, de curativo, farmácia, dois consultórios médicos e consultório odontológico. Também de sala de lavagem de materiais, de embalagem de materiais, expurgo, administrativo, três banheiros, cozinha e uma sala de reunião (acesso externo).

Homenagem

A solenidade contou com a presença da família do vereador Edson Schultz , representada na pessoa da mãe do edil, que participou do descerramento da placa.  Anna Maria Schultz falou da tristeza e da alegria do momento. “Sentimos a falta dele em todos os instantes e uma ocasião como essa nos remete ainda mais a saudade. Ao mesmo tempo vem o orgulho de ver que foi um exemplo e o quanto ele era querido para nossa comunidade”.

Atenção básica

Mafra conta hoje com 18 equipes de saúde da família, funcionando em 12 unidades que prestam atendimento à população incluindo: consultas médicas, atendimento de enfermagem, atividades de educação em saúde, vacinações, atendimento odontológico, curativos, administração de medicações, testes rápidos, exames preventivos e encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. “Estamos realizando em Mafra um processo de humanização da Saúde, investindo na Atenção Básica e na descentralização dos serviços, prezando pela qualidade. Ampliamos as equipes na área urbana e no atendimento no interior”, ressalta a Secretária de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga. Ela conta que a construção da unidade foi uma resposta da Administração a um pleito da comunidade. A Secretária enfatiza que o atendimento amplo para bem atender a população da atenção básica as especialidades é um pedido do Prefeito Roberto Scholze, função para qual a equipe trabalha diariamente.