Decretada situação de emergência em Mafra devido ao vendaval do início do mês
• Decreto Nº 3851 de 12.05.2015 declara situação de emergência, nas áreas do município afetadas pelo vendaval
Em reunião na última sexta-feira, dia 08, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Mafra votou, de forma unânime, a favor da assinatura do decreto de situação de emergência para as localidades do município afetadas pelo forte vendaval ocorrido no domingo à noite, dia 03.
O decreto que determina a situação de emergência foi assinado nesta terça-feira, 12, pelo Prefeito Roberto Agenor Scholze e pela Secretária Municipal de Administração, Débora Scardanzan. O prazo de validade do Decreto que declara a situação anormal decorrente do desastre é de 180 dias a contar de sua publicação em veículo oficial do município ou do estado.
Com o decreto, a Defesa Civil enviou o FIDE – Formulário de Informações do Desastre – para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para análise e reconhecimento.
O Secretário interino de Governo e Cidadania, Ernani Antonio Kvitschal Junior, explica que o objetivo do decreto de situação de emergência “é dar maior celeridade aos processos para a realização de ações de recuperação e pleitear junto aos bancos oficiais, linhas de crédito subsidiadas para a reconstrução das empresas atingidas”.
Quanto às ações pontuais, vale lembrar que na semana passada a Defesa Civil entregou 700 telhas, oriundas da Secretaria de Estado da Defesa Civil, às famílias atingidas pelo vendaval.
Prejuízos
De acordo com dados da Defesa Civil de Mafra, ao todo, foram atingidas cerca de 50 residências das seguintes localidades: Ribeirãozinho, Campo Novo, Barracas, São Lourenço, Espigão do Bugre, Km 9 e Imbuial. Além disso, várias indústrias situadas nestas localidades também tiveram suas instalações afetadas, contabilizando além dos dias parados, prejuízos nas edificações, na matéria-prima e no estoque de produtos acabados.
Serviço:
A Defesa Civil de Mafra fica na Rua José Boiteux 41, esquina com a rua Independência. Telefone: 3643-7742. Em caso de emergência acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A corporação aciona a Defesa Civil, trabalhando em conjunto.