Desassoreamento do Rio Bandeira defendido em Brasília

 

 

• “O desassoreamento do Rio Bandeira é uma prioridade e tem de sair do papel”, disse o Prefeito

 

Na última quinta-feira, 27, o Prefeito de Mafra, Wellington Bieklecki, acompanhado do Vereador Clesiomar Witt estiveram e Brasília no Ministério da Justiça/Secretaria Nacional do Consumidor, reunidos com membros do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos onde apresentaram a proposta de trabalho que visa o “desassoreamento e revitalização do rio Bandeira”.  O Prefeito explicou que as constantes cheias alagam casas, atingindo 263 residências, além de afetar cerca de 10 mil pessoas. “Fizemos a defesa e inscrevemos o projeto. A sinalização do Conselho foi positiva para a liberação de R$ 360 mil para este fim”, explicou o Prefeito, enfatizando que o desassoreamento do Rio Bandeira é uma prioridade e tem de sair do papel”.

Ele declarou ainda a importância da aproximação em os governos das três esferas – municipal, estadual e federal. “A união acontece naturalmente, sem esforço, todos se ajudando mutuamente. Este é o espírito de amizade e político-inovador”, completou.

 

Proposta

 

A obra já está licenciada pela Fundação Ambiental de Santa Catarina – FATMA, com validade por um ano. Compreende o desassoreamento e revitalização do rio Bandeira, com limpeza do leito, galerias e tubulações para melhoria na vazão das águas. Segundo a proposta, a obra reduzirá os problemas causados pelos picos de cheias, facilitando e direcionando a vazão das águas, esperando-se assim a eliminação de enchentes, melhora na qualidade da água e ainda beleza cênica do trecho beneficiado com plantio de mudas nativas, criando área de preservação.

 

Apoio

Aproveitando a ida à capital federal, o Prefeito Wellington e o Vereador Clesiomar reuniram-se com os deputados federais César Souza e João Rodrigues (PSD) e Mauro Mariani (PMDB) para solicitar apoio aos deputados quanto a verbas e emendas parlamentares do orçamento de 2016.