Executivo e Legislativo de Mafra reúnem-se com diretoria do IFSC para dar continuidade ao processo de viabilidade de instalação de campus em Mafra

• Está programado para o início de 2015 a realização do curso de técnico em logística, via PRONATEC

Dando continuidade às negociações para a possível vinda de uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para Mafra, reuniram-se nesta quinta-feira, 17, com o Prefeito Wellington Bielecki, os vereadores Marise Valério Bráz de Oliveira, Éder Gielgen e Edenilson Shelbauer, a Secretária de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, a coordenadora do Pronatec Mafra, Araci Turchen Makohin e a diretoria do IFSC do Campus Caninhas, Maria Bertilia Oss Giacomelli (diretora geral) e William Hasegawa (diretor administrativo). Na ocasião, cogitaram-se as futuras instalações do CEDUP para abrigar também o campus do IFSC do município. De acordo com a diretora, é necessário que uma equipe de engenharia do Instituto realize uma avaliação técnica e estrutural do espaço. “O IFSC tem 22 campus e a nossa finalidade é atuar no desenvolvimento da região. Podemos dizer que o instituto é uma universidade da inclusão e não só uma escola técnica”, pontuou Maria Bertilia.

Para o Prefeito a instalação de um campus local seria importante para suprir a demanda de mão-de-obra qualificada para as indústrias que estão se instalando e atrair futuros investimentos. “A oferta de ensino técnico e profissional poderá ajudar a trazer empresas para Mafra”, completou o Prefeito.

Continuidade

De acordo com os vereadores há procedimentos burocráticos e o município deve buscar apoio do Governo Federal para viabilização de uma unidade em Mafra. Eles lembraram que na próxima semana uma comitiva da Amplanorte irá a Brasília na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, na qual o Prefeito Wellington deverá pleitear uma unidade para o município. Outra ação já definida pelos participantes é o encontro das parcerias em outubro para dar continuidade às negociações. “Mafra tem o direito de escolher os cursos e os eixos em audiência pública para suprir a carência e demanda”, completou Willian.

Dois cursos para Mafra

Mesmo antes da concretização de um campus, a diretoria do IFSC já sinalizou a realização de dois cursos técnicos em Mafra com início em 2016. O primeiro, acordado com o Pronatec Mafra, é o de técnico em logística e a previsão iniciá-lo em fevereiro. O outro curso de qualificação, de Formação Inicial e Continuada (FIC) seria o de costura. “O curso de técnico em logística já está aprovado, dependendo apenas dos processos burocráticos internos do IFSC”, lembrou o diretor administrativo do IFSC.

IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Tem sede e foro em Florianópolis, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. O Campus de Canoinhas oferece cursos técnicos de Edificações, agroecologia, agroindústria, manipulação de alimentos, informática, construção civil, matemática  comercial e financeira básica.