Merendeiras de Mafra passam para fase estadual do concurso nacional de receitas do FNDE
• O concurso“Melhores Receitas da Alimentação Escolar” vai premiar as cinco melhores receitas do país feitas por merendeiras e merendeiros das escolas públicas brasileiras
Escondidinho de batata doce com frango, nhoque de abóbora e pirogue de aipim. Estes pratos que dão “água na boca” e são oferecidos aos alunos da rede municipal de ensino de Mafra foram selecionados para a fase estadual do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A competição busca valorizar o papel dos merendeiros e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Vale destacar que o concurso marca os 60 anos da alimentação escolar no Brasil.
Etapas
A escolha das melhores receitas da alimentação escolar ocorre em quatro etapas: Eliminatória (já ocorrida); Estadual (29/10 a 13/11); Regional (18/11 a 03/12) e Nacional (17 e 18/12), sendo o último dia dedicado à Cerimônia de Premiação das cinco melhores receitas – uma por região. Para os cinco vencedores da Etapa Nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas anteriores, será oferecida uma viagem a critério do Organizador e premiação de R$ 5 mil reais e para os (as) nutricionistas e gestores dos municípios ou estados vencedores, uma placa comemorativa alusiva ao Concurso.
Julgamento
A seleção das melhores receitas nas fases estaduais e regionais contará com a participação de nutricionistas cadastrados e presidentes de conselhos de alimentação escolar (CAE). Os votos devem ser feitos na página eletrônica do concurso e precisam seguir três critérios básicos: criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade da receita no Pnae – possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar. Na etapa nacional, quando as 15 preparações finalistas serão degustadas, o júri será composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Concurso. A Secretaria de Educação de Mafra incentivou muito a participação nas receitas das merendeiras e torce pela conquista do maior prêmio: o reconhecimento da dedicação na busca da excelência na alimentação escolar.
A Secretária da pasta Estela Maris Bergamini Machado concluiu dizendo que “todas merecem nosso carinho e admiração, porque cozinhar é uma arte e uma boa comida é apreciada por todos”.
Conheça as representantes de Mafra e suas receitas:
- Escondidinho de batata doce com frango – merendeira Eliane Aparecida Menegasso, CEM Anjo da Guarda;
- Nhoque de abóbora – merendeira Jucélia Alves Boneta, CEIM Restinga;
- Pirogue de aipim – merendeira Joselma Peters Matkevicz, CEIM Vila Nova.