Procon de Mafra integra Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor

 

O Procon de Mafra discutiu nesta semana o termo de cooperação técnica do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor –Sindec, acordado entre o Estado de Santa Catarina, a Secretaria da Justiça e Cidadania e o PROCON-SC. Na última quarta-feira, 27 foram acertados detalhes para início dos trabalhos do Termo, com a presença da  a diretora do PROCON-SC, Elizabete Fernandes. A próxima etapa será o treinamento do pessoal de Mafra para atuar no Sindec.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é uma nova tecnologia que permite a integração e harmonização dos procedimentos de atendimento a demandas individuais de consumidores em todo o Brasil. É um banco de dados disponibilizado gratuitamente que permite o registro, armazenamento e compartilhamento da base de dados municipal com as bases estadual e nacional, resultando na elaboração dos cadastros de reclamações fundamentadas e ações integradas para a defesa do consumidor.

Segundo a diretora Elizabete Fernandes o sistema é muito importante porque além do banco de dados de todos os atendimentos, fornece quais as reclamações mais comuns registradas, permitindo aos gestores a adoção de políticas públicas para a defesa do consumidor. “Possibilita conhecer a quantidade e o volume de atendimentos, quais as empresas demandadas, bem como a resolutividade de cada processo”, explicou. Ela destacou ainda a agilização para acompanhamento dos processos, por parte dos consumidores.

O Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki salientou a melhora do atendimento ao consumidor com o Sindec, que terá informações sobre o seu processo em um prazo bem mais curto de tempo, em até 5 dias, otimizando o serviço e ainda gerando economia para o município. Também destacou a importância do sistema por proporcionar pesquisas mais rápidas sobre determinados processos, que possibilitarão um atendimento diferenciado aos consumidores, elevando ainda mais os índices de resolutividade alcançados pelo Procon de Mafra, que chegam a 97% (índice que se equipara ao índice do Procon Estadual de Santa Catarina).

No Estado e no Município

A diretora do Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/SC) explicou que no Estado, em 2015 foram 182 mil atendimentos e reclamações com uma resolutividade de cerca de 90 por cento.  Em Mafra, o Procon realizou em 2015, 2.236 processos sendo:  área financeira 704, produtos 335, serviços 1.197. (Destacando-se que 53% do total dos atendimentos foram destinados à área de telefonia – Campeão de reclamação). No ano de 2015 no mês de maio o Procon de Mafra, trouxe para o município a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, quando foram atendidos mais de 1.500 alunos das escolas Municipais.

 

SINDEC

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec é um sistema informatizado que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons, visando proporcionar um instrumento de gestão adequado ao dinamismo típico de seus setores de atendimento. O sistema operacional, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, será cedido gratuitamente pelo governo do Estado. O programa oferece pesquisa direta na base de dados da Receita Federal e o armazenamento e compartilhamento da base de dados municipal, estadual com a nacional, possibilitando assim a elaboração do Cadastro Nacional de Reclamações.