Prédio da Prefeitura na iminência de ser interditado
Atendimento ao munícipe mudará de endereço, será na Av. Frederico Heyse, 1386 – Alto de Mafra, próximo a Praça Lauro Muller
Numa atitude inédita, necessária e sensata, o Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki informou da necessidade de reformar todo o prédio da Prefeitura, que atualmente encontra-se em péssimas condições de atendimento e de trabalho. Levantamento realizado pelo Departamento de Engenharia do município atestou total falta de condições de trabalho uma vez que, a cada chuva que cai, várias salas da parte superior do prédio ficam alagadas. Atestou ainda a existência problemas hidráulicos, elétricos, lógica e telefonia, pois quando o prédio foi construído não existia a necessidade de tantos equipamentos elétricos eletrônicos. “A situação atual do Prédio da Prefeitura não é aceitável para a ocupação neste momento, devendo brevemente passar por uma reforma total”, concluiu o laudo técnico emitido em 14 de dezembro de 2015.
Com o passar do tempo e a falta de manutenção, a deterioração do prédio tem sido visível e, mais recentemente, as constantes chuvas estão sendo sentidas nas várias salas da Prefeitura, com os funcionários sendo obrigados a parar os atendimentos e os trabalhos, para socorrer os equipamentos como computadores e impressoras. Os problemas são tantos que em alguns departamentos, como o de Licitação, alaga tanto que a água chega a passar para o andar inferior. Na Secretaria de Obras, placas estão descolando do teto e caindo no meio da sala, por pouco não atingindo os funcionários. Já na imprensa e na Secretaria da Fazenda, os funcionários vêem-se obrigados a cobrir com lonas todos os computadores, todo final de dia, para prevenir caso as chuvas ocorram à noite. Nem mesmo o gabinete do Prefeito escapa e fica alagado em dias de fortes chuvas.
Melhores condições de atendimento e de trabalho
Diante do quadro atual da necessidade da realização de uma reforma geral no prédio da Prefeitura e do alto custo de manutenção, o Prefeito Wellington Bieleck decidiu pela mudança de todo o setor administrativo municipal para novo endereço, o que se dará o mais breve possível. “O prédio não condiz com uma sede de Prefeitura Municipal, o que precisa ser revisto para proporcionar melhores e mais cômodas condições de atendimento ao munícipe e ainda condições adequadas de trabalho para os servidores municipais”, declarou Bielecki. Com base nisso, a administração municipal realizou a locação de um imóvel na Av. Frederico Heyse, 1386 – Alto de Mafra, próximo a Praça Lauro Muller, onde fica hoje a Clínica de Reabilitação Municipal que passará a funcionar em sala própria na sede do SUS, sem custo de aluguel. Hoje a Prefeitura paga um aluguel da sala da Clínica de Reabilitação no valor de R$ 8,5 mil. Agora com a locação de mais um sala e do estacionamento foi adicionado R$ 3 mil ao valor do aluguel, custo menor que a manutenção do atual prédio do Paço Municipal.
Prédio da Prefeitura tem 79 anos
O prédio da Prefeitura de Mafra, na parte que faz frente para a rua Victorino Bacellar foi construído e inaugurado em 1937, no governo Pedro Kuss. Posteriormente, em 1960 foi ampliada, recebendo inclusive em suas novas instalações, à época, a Câmara Municipal de Vereadores. Desde então o prédio da Prefeitura vem passando por reformas pontuais ou paliativas, culminando num momento insustentável, não suportando somente um reforma, mas exigindo uma substituição total do telhado.