Higiene foi assunto de debate para crianças e adolescentes do Jardim América
- Cerca de 30 crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos receberam informações sobre higiene e prevenção a doenças. Dengue também foi abordada
Hábitos diários de higiene como lavar as mãos, os alimentos, manter as unhas limpas e aparadas, escovar os dentes entre outros foram assuntos abordados na roda de conversa com cerca de 30 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos do Jardim América, na última quinta-feira, 31, no centro comunitário do bairro. As profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família – ESF Ben. Ulla Schneider do Jardim América, Ana Karina Roik (enfermeira) e Adrielly Renata Rosa (dentista) conversaram sobre hábitos saudáveis num clima descontraído. Esta foi mais uma ação da Secretaria Municipal da Assistência Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no bairro.
Higiene
A enfermeira questionou os hábitos de higiene das crianças, as quais responderam corretamente. Ana Karina as orientou crianças que estas devem relembrar os pais sobre o assunto. “Lavar bem os alimentos antes de ingeri-los, lavar as mãos após utilizar o banheiro, tomar banho todos os dias e verificar os cabelos periodicamente para observar se tem piolhos”. Já a dentista falou sobre técnicas de escovação, prevenção a cáries e mau hálito. “Fazer higiene da boca é muito importante para a nossa saúde, além de termos bons hábitos alimentares”, disse.
Xô Dengue
Outro assunto que não poderia ficar de fora foi sobre dengue. A enfermeira falou como fazer para evitar a proliferação dos mosquitos que transmitem além da Dengue, a Chikungunya e o Zika vírus. “O importante é não deixar o mosquito nascer”, disse. Na ocasião, até o mosquito da dengue veio participar (foto), mas como não encontrou água parada, foi embora.
SCFV
O trabalho com as crianças e os adolescentes continua recebendo novos participantes. Os interessados devem procurar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na rua Tupinambás, nº 55 (antigo CCI) ou no Centro de Referência da Assistência Social– CRAS da Vila Ivete, na rua Capitão João Bley, nº 734 , munidos da Certidão de Nascimento, carteira de vacinação, comprovante de residência e deve estar com o Cadastro Único atualizado.