Poetisa Mafrense fala de suas experiências aos alunos do CEMMA

 

Alunos dos primeiros anos matutino do Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA receberam no dia 12 de setembro, a visita da poetisa  mafrense Amália Woehl Paes Grein, de  92 anos.

A visita ilustrou o conteúdo trabalhado em sala de aula sobre “Galeria de Poetas Brasileiros”, pelo qual os alunos tiveram conhecimento de poetas, como Cecília Meireles, José Paulo Paes, Elias José, entre outros. Pesquisaram também poetas da região e assim, convidaram a senhora Amália, prata da casa, para visitar a escola.

Seu gosto pela leitura e escrita iniciou desde cedo, pois na casa de sua avó, havia muitos livros, os quais ela lia e aprendia diversos assuntos. Dentre as suas obras destaca-se o livro  “Memórias da Vovó”,finalizado aos 85 anos de idade. Na obra a poetiza apresenta  diversos poemas que falam de assuntos do cotidiano, de fatos observados. No livro, os fatos viraram lindos poemas.

Professora e poetiza

Quando foi para escola e aprendeu a ler e escrever, ensinava também seus irmãos  em casa. E adorava escrever. Depois se tornou professora e ela mesma escrevia os poemas para os alunos lerem em comemorações cívicas, ou datas comemorativas.

D. Amália relatou a respeito de sua infância, quando não haviam brinquedos industrializados. Na época brincava de casinha, confeccionando as panelinhas, pratos e potes com argila. Brincava até com as abóboras, onde dava nome para cada uma delas. Nem imaginava que um dia haveria a televisão ou telefone. Pois na vizinhança, poucos moradores possuíam apenas o rádio.

“Na escola, as crianças escreviam na lousa. Apenas os exames finais e alguma atividade mais importante eram escritos no papel com o uso da caneta tinteiro”, relembrou. Para ela a escola de hoje é muito avançada, onde as crianças têm muitas oportunidades diferentes do tempo dela. Um aluno perguntou se ela era feliz quando criança, sem ter a televisão. Ela respondeu que era muito feliz, sim, pois cada situação faz bem na época em que vivenciamos.

A direção do CEMMA destacou como uma excelente oportunidade que oportunizou  conversa bastante interativa com os alunos. “Agradecemos imensamente a sua presença em nossa escola”, declarou.