CAPS na comunidade realiza ações de saúde mental em Mafra

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial tem realizado, nos meses de outubro e novembro, diversas ações de saúde mental na comunidade Mafrense.

Segundo a coordenadora do CAPS, Adriana Moro, “o grande papel do CAPS é de desempenhar ações de promoção à saúde, reabilitação psicossocial e atividades de prevenção, que também são o foco da atual gestão, e essas atividades extra muro são de fundamental importância para aproximar o nosso trabalho da comunidade”.

Ações de Saúde Mental em Mafra

CAPS na Universidade

No dia 31 de outubro, parte da equipe do CAPS e um representante dos usuários dos serviços de saúde mental estiveram participando de uma roda de conversa sobre doença psiquiátrica, demistificação e cuidado em liberdade, que foi realizada pelo professor Dr. Cláudio Gastal para o curso de psicologia da UnC. Nesta ação os acadêmicos puderam conhecer melhor o serviço CAPS, tirar dúvidas e interagir com a equipe e representante dos usuários.

Prevenção ao Suicídio na Escola Estadual Dr. Francisco Izabel

No dia 07 de novembro, durante todo o dia, a equipe do CAPS esteve realizando uma abordagem sobre automutilação e prevenção ao suicídio para 127 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Francisco Izabel. A ação contou com o apoio da ESF do Jardim América e da direção da escola. Na ocasião também foram abordados os temas: preconceito; drogas; o que é CAPS e como procurar ajuda e, situações de fragilidade mental.

Matriciamento de Saúde Mental no CRAS de Mafra

Na tarde do dia 08 de novembro, a equipe do CAPS de Mafra esteve participando de um grupo de mulheres que são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do município. O convite foi feito para que em conjunto fossem acolhidas e encaminhadas algumas demandas de saúde mental das mulheres que frequentam aquele serviço. Neste encontro foram também abordados os assuntos: Desmistificando o CAPS; Prevenção ao suicídio e qualidade de vida.

Serviço:

CAPS I – Casa Azul

Rua José Boitex, sn, próximo ao MIG da Vila Ivete

Telefone para contato: (47) 3642 5298.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4053 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.