Mafra teve 7 trabalhos premiados na 2ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”

As sete experiências serão levadas para o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC realizou a 2ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS” que traz à tona experiências exitosas no âmbito municipal do SUS. A mostra aconteceu nesta semana, entre os dias 10, 11 e 12 de abril, durante o 70º Congresso COSEMS de Santa Catarina na cidade de Piratuba. O evento contou com debates sobre atenção básica, governança, aplicações de recursos vinculados e teve como ponto forte a realização da 2ª Mostra “Aqui tem SUS” de Santa Catarina.

Neste ano, Mafra teve os 7 trabalhos apresentados premiados, que revelam “as atividades executadas na prática diária dos serviços de saúde do município”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Previatti. Das 180 experiências apresentadas, foram 60 selecionadas e 36 premiadas, sendo 7 de Mafra.

Segundo o COSEMS “A premiação tem o objetivo de dar visibilidade às práticas de saúde, propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas, estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções para o serviço”.

35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

O evento acontecerá entre os dias 2 e 5 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG, em Brasília. Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o Congresso do CONASEMS promoverá o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

Durante o evento, será promovida a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país. O evento também acolherá o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, de iniciativa do Conasems e desenvolvimento em conjunto com entidades parceiras, que tem como objetivo a implementação de estratégias de prevenção das arboviroses e do manejo do mosquito Aedes aegypt e suas consequências, com foco na capacitação de gestores e técnicos da Saúde.

O evento contará ainda com a tradicional “Feira Brasil Aqui tem SUS”, onde instituições e empresas, públicas e privadas, irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.

7 Experiências Premiadas

Confira abaixo, as sete experiências apresentadas pela equipe de Saúde de Mafra que foram premiadas:

Temática: Planejamento do SUS

Trabalho: Atenção básica como ordenadora da rede: experiência do município de Mafra/SC

Autores(as): Susanne S. Cassias; Ariane Woehl; Jaqueline F. P. Veiga e Alexandre Engel

Temática: Participação na Comunidade (controle social)

Trabalho: Controle social ativo na construção do plano municipal de saúde de Mafra/SC

Autores(as): Ariane Woehl; Susanne S. Cassias; Jonas V. Keskoski e Nailor Lis

Temática: Participação na Comunidade (controle social)

Trabalho: Fortalecimento do controle social em Mafra/SC

Autores(as): Ariane Woehl; Susanne S. Cassias; Jonas V. Keskoski e Edson Eckel

Temática: Gestão do Trabalho

Trabalho: Clima organizacional como ferramenta para o fortalecimento do processo da gestão na organização pública

Autores(as): Elenir Cardoso e Rosemari Barbosa

Temática: Vigilância Epidemiológica

Trabalho: Dengue tô fora! Uma experiência de intersetorialidade

Autores(as): Francesli P. P. Helmann; Marcio Fabio da Silva e Franciele Marx Koene

Temática: Atenção Básica

Trabalho: A potência da visita domiciliar entre CAPS e atenção básica em saúde mental

Autores(as): Adriana Moro; Alci Terezinha Leite e Maria A. Drapalski

Temática: Planejamento do SUS

Trabalho: Carteirinha de saúde mental para o cuidado compartilhado na rede

Autores(as): Adriana Moro; Tiago Feller ePatricia Wormsbecker

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.