Prefeito Wellington Bielecki se despede da gestão com sentimento de dever cumprido

 

À frente da Prefeitura desde julho de 2015, Wellington fala dos desafios enfrentados, conquistas e o que vai deixar para a próxima equipe de gestão

O sentimento de nostalgia já está invadindo os corredores das secretarias municipais da Prefeitura de Mafra. A proximidade do fim do ano e a mudança de gestão, principalmente em um ano atípico, no qual o protagonista foi o enfrentamento à Covid-19, o prefeito Wellington Bielecki avalia 2020 e se despede do mandato. O prefeito faz uma reflexão desde quando assumiu um mandato tampão em julho de 2015, sua reeleição em 2016, até este final de 2020. “Peguei a prefeitura bastante endividada, sem credibilidade no mercado, com 24 meses de atraso para credores, obras paralisadas e muitas cobranças da população. Formei uma equipe coesa e capacitada de secretários e juntos começamos a revitalização de Mafra, já recuperando recursos do PAC para pavimentação”, explicou. Ele lembrou ainda de conquistas ao longo de sua gestão, com a vinda da Kromberg & Shubert em 2017, tendo no seu pico de produção a geração de 1200 empregos. Também se instalaram no município duas grandes empresas do ramo de supermercados como o Hipermercado Condor e o Planaltão Atacadista do grupo Germânia. “Sempre frisei que o meu objetivo era fazer com que Mafra reavivasse o título de ‘Pérola do Planalto’, além da geração de emprego e renda”, ratificou o prefeito.

Retrospectiva 2020 – um ano atípico

Saúde

Apesar dos esforços da Administração Municipal estarem voltados principalmente à saúde este ano, as secretarias continuaram a trabalhar em conjunto para atender às necessidades do cidadão e da cidade.  “Não esperávamos enfrentar essa pandemia, não só como Chefe do Executivo, mas como ser humano. Mesmo assim, Mafra foi destaque no Brasil no que tange ao enfrentamento à Covid-19, figurando entre as cinco melhores cidades do Brasil, com mais de 50 mil habitantes, no combate à doença, com uma das menores taxas de óbitos proporcional”, lembrou.  Mesmo com o aumento de casos nos últimos meses, Mafra continua entre as 10 cidades, segundo o Ministério da Saúde, com ações como a implantação da Sala de Informações e a Unidade Covid-19, isolamento social desde março mesmo antes do primeiro decreto estadual determinando essa medida, realização do Testa Mafra com mais de 1.900 testes rápidos para a população assintomática, entre testes feitos no meio do ano, por sorteio, e mais duas operações de Drive-thru, entre outras ações.

Mesmo com os esforços voltados ao combate à Covid-19, foi feita a reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Saltinho do Canivete, a qual já está atendendo a população da região com completa estrutura e conforto. “A Saúde abrange 100% da área de Mafra. Ainda temos uma UPA que atende 24 horas junto com o Pronto Atendimento do Hospital São Vicente de Paulo”, lembrou.

Urbanização

Chegando à etapa conclusiva, será entregue o asfalto do São Lourenço, com mais de cinco quilômetros pavimentados, com travessias elevadas, meios-fios, calçadas e sinalização. Além desta obra, o prefeito destaca que foram seis quilômetros de pavimentação (asfáltica e lajotas) concluídas este ano e há ainda mais oito quilômetros em execução, contemplando as ruas Ramiro Ruthes, José Juraszeck, 14 transversais da Gustavo Friedrisch,  além da revitalização da Nereu Ramos, todas as ruas da Vila das Flores e a Rua do Portão. “Tínhamos 128km de ruas não pavimentadas só no perímetro urbano e hoje já fizemos mais de 30km, sem custo algum para população”, observou o prefeito. Além disso, também destacou a entrega de dois centros de educação infantil, o CEIM Nossa Senhora das Graças e a do Novo Horizonte que está na sendo construída.

Novos investimentos

Como maior conquista de 2020 o prefeito destaca a nova fábrica de Premix da Seara-JBS com investimento de R$ 50 milhões e geração de 230 empregos entre a construção e o início das operações e o lançamento da Pedra Fundamental da fábrica de Biodiesel JBS. “É a maior fábrica de biodiesel de Santa Catarina. As obras já estão em estágio avançado e em 2021 a empresa já começa a produzir, com resultados econômicos sendo acentuados nos anos seguintes”, explicou e completou: “é a maior conquista que Mafra já teve, pois vai mudar o comércio e o ramo do segmento vocacional da cidade, impactando no ramo do agronegócio. É um marco divisório no Planalto Norte, com Mafra assumindo sua vocação no que tange ao seu desenvolvimento econômico e sustentável”. Wellington lembrou ainda da Cooperativa Bom Jesus com capacidade para o armazenamento de 454 mil sacas de cereais, reafirmando a vocação do município pela agricultura.

O que vai deixar para nova gestão

Além do desejo de continuidade das obras, Wellington deseja sucesso ao prefeito eleito Emerson Maas e sua equipe. “Estamos realizando a transição de governo com muita transparência e serenidade. Deixamos obras já encaminhadas que terão o privilégio de serem inauguradas nesta próxima gestão. Espero ter contribuído, junto com minha equipe de secretários e servidores municipais pelo desenvolvimento de Mafra”, declarou.

O prefeito lembrou ainda de agradecer a população que desde sua reeleição em 2016, com quase 90% de votos nas urnas, confiou administração de sua cidade a ele. “Trabalhamos para que Mafra se tornasse cada vez melhor. Muito obrigado pela confiança. Desejo a todos um feliz Natal e um ano novo promissor”, despediu-se o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki.

 

 

 

 

FALE COM A PREFEITURA

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br   Site: www.mafra.sc.gov.br

Facebook: Prefeitura Mafra  Twitter: @PrefeituraMfa   Instagram: prefeitura.mafra

Prefeitura de Mafra – Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386. Telefone: 47 3641-4000.