Alunos da Pré escola do CEM Beija-Flor realizam atividades dentro do projeto “Mafra contra o Bullying”
• “Trabalhar na promoção da empatia e no desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos pode ser uma estratégia eficaz para prevenir e lidar com o bullying” (Ketlyn Hinkel Carvalho e Lucélia Bossy Savitski)
Alunos do Pré II integral do CEI Beija-Flor participaram do projeto “Mafra contra o Bullying”, desenvolvido pelas escolas das redes municipal e estadual de Educação. Orientados pelas professoras Ketlyn Hinkel Carvalho e Lucélia Bossy Savitski, diversas atividades foram desenvolvidas com a finalidade de promover a conscientização entre alunos, pais, professores e funcionários sobre o que constitui o tema bullying e os efeitos negativos na vida das pessoas.
Dentre as ações realizadas os alunos assistiram vídeos explicativos sobre o que é e quais ações que representam o tema. Depois cada aluno desenhou em um copo ações negativas sobre o bullying e após construíram a “Torre de copos contra o Bullying”.
Não faça aos outros o que não quer que seja feito com você
Também confeccionaram cartinhas com a seguinte frase: Não faça aos outros o que não quer que seja feito com você e as entregaram na escola para alunos, diretoras e funcionários. Ainda desenharam o contorno das mãos para fazer plaquinhas de PARE e escreveram “Todos contra o bullying”. Em seguida entregaram para a comunidade e os pais em geral as plaquinhas confeccionadas. Os pais participaram respondendo questionários sobre o bullying.
As crianças construíram cartazes de conscientização contra o bullying colorindo imagens negativas e mostrando a importância de prevenir e ter o respeito uns aos outros, sendo um dos cartazes feito com a família de uma aluna da turma.
“Importância de uma educação contínua sobre o tema”
Segundo as professoras Ketlyn e Lucélia, que desenvolveram o tema, observou-se que muitos alunos têm uma compreensão limitada e desconhecida sobre o bullying, o que ressalta a importância de uma educação contínua sobre o tema. “Assim destaca-se a necessidade de criar um ambiente em que os alunos se sintam seguros para comunicar incidentes, sabendo que suas preocupações serão tratadas com seriedade e confidencialidade. É essencial promover uma cultura de respeito e empatia, onde a denúncia de situações de bullying seja encorajada como um passo positivo na construção de um ambiente escolar saudável ”, destacaram.