Caminhada Azul conscientiza para a necessidade da inclusão

 Mais uma vez as ruas de Mafra foram tomadas por uma onda azul, na manhã de quarta-feira, dia 2 de abril, numa manifestação em favor da conscientização quanto ao autismo. Foi a Caminhada Azul, que reuniu representantes das escolas da rede municipal de ensino e membros do Executivo e Legislativo mafrense e da AMA – Associação de Pais e Amigos de Autistas, os quais portavam faixas com dizeres em favor da igualdade.

A Caminhada Azul iniciou na Praça Ferroviário Miguel Bielecki passando pela Praça Hercílio Luz, seguindo pelas ruas Felipe Schmidt, Professora Maria do Espírito Santo e Marechal Deodoro, encerrando novamente na Praça Bielecki.  O evento foi organizado pela Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura/AEE-Atendimento Educacional Especializado, como parte das ações relativas ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

Cinema Azul

Outro evento programado pelo município será o Cinema Azul, uma sessão especial, no dia 7 de abril. A sessão será “Minecraft no telão” e os pais devem retirar seu ingresso na Secretaria Municipal de Educação até o dia 4 de abril, das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas, com a carteirinha ou comprovante de autismo do familiar.

Conscientizar para a inclusão

A Secretária de Educação de Mafra, Jamine Emmanuelle Henning destacou que a caminhada era composta por mafrenses, para proporcionar um dia especial em atenção a todas as crianças que possuem autismo. “É uma caminhada para que as pessoas se conscientizem de que nós precisamos sim, cada vez mais, trabalhar a inclusão”, afirmou.

Informar para reduzir a discriminação

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Teve por objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.