Campanha Nacional de Vacinação contra pólio inicia segunda-feira, dia 27

Dia D será em 8 de junho. A campanha visa ampliar a cobertura vacinal, resgatando as crianças menores de 5 anos não vacinadas

A Secretaria de Saúde de Mafra realiza de 27 de maio a 14 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite para atualização da carteirinha de vacinas, tendo o sábado, 08 de junho, como o “Dia D”. Devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos. Já as crianças menores de 1 (um) ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

Vacinar é prioridade
Segundo o Informe Técnico da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, o último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas. A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Portanto, vacinar as crianças é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Onde vacinar as crianças
Mafra conta atualmente com 11 salas de vacinação nas ESFs, tanto na área urbana quanto  no interior. As unidades ficam abertas de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas. Vale lembrar que algumas ESFs possuem horário estendido, ficando abertas até às 20 horas (consulte sua ESF). Durante a vigência da campanha, 27 de maio a 14 de junho, os pais ou responsáveis devem levar seus filhos até uma das salas de vacina, munidos com a carteirinha de vacinação.

ESFS COM SALA DE VACINAÇÃO EM MAFRA

ESF/UNIDADE DE SAÚDEBAIRROENDEREÇO E TELEFONE (47)
ESF Jardim América I e II – Ben. Ulla SchneiderJardim América Rua José Reitmeyer, s/n. 99195-0507
ESF VILA NOVA I e II – Ricardo GregórioVila NovaRua Carlos Urbanite, s/n. 99127-0140