Bolsa Família

CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. Atualmente 28 programas federais que utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como o  Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros.

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. A inscrição no Cadastro Único, garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.

Fonte: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/cadunico

Benefícios vinculados ao Cadastro Único

* BOLSA FAMÍLIA
* TARIFA SOCIAL LUZ/ÁGUA
* INSS DONA DA CASA
* INSS BPC
* CARTEIRA DO IDOSO (PARA VIAGEM INTERESTADUAL)
* ID JOVEM
* ISENÇÃO DE TAXAS EM CONCURSOS PÚBLICOS
* CASA VERDE E AMARELA
* SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
* AUXÍLIO GÁS
* BOLSA ESTUDANTE

Quem pode utilizar este serviço

Cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desjam se cadastrar pela primeira vez. É importante destacar que apenas o responsável familiar pode realizar o pré-cadastro.

O responsável familiar é a pessoa da família que vai prestar as informações dos demais componentes, e deve ser, de preferência, a mulher.

Podem se inscrever

* Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;

* Possuem renda acima dessa, mas que estajam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Como se inscrever

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa chamada de Responsável Familiar (RF) deve ter pelo menos 16 anos e , preferencialmente ser mulher.

Documentos necessários de todos os membros da família

* Carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor;
* Carteira de Trabalho (mesmo sem regitros) de todos os membros que residem na casa;
* Certidão de Nascimento / Casamento;
* Comprovante de Residência atualizado (preferencialmente a conta de luz);
* Atestado de Frequência Escolar para menores de 18 anos;
* Carteirinha de Vacinação para menores de 7 anos;
* Comprovante de Renda Atual (folha de pagamento, aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, …);
* Bloco de Notas com todas as contra-notas emitidas nos úLtimos doze meses,
(Para Agricultor).

Atenção
Os dados devem ser atualizados sempre que houver alguma mudança como:

* ENDEREÇO
* ENTRADA OU SAÍDA DE PESSOAS DA FAMÍLIA
* ESCOLA DAS CRIANÇAS
* RENDA
* MUDANÇA DE NOME/SOBRENOME

Acesse a versão web do Cadastro Único: https://cadunico.dataprev.gov.br/portal/

 

 

 

 

 


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento pela internet
Avisos
• Aplicativo da Cadastro Único. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço: cadunico.cidadania.gov.br.  Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.

Como solicitar?
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: Depende da demanda
Tempo para conclusão do serviço: Depende da solicitação
CRAS Central


De segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Obs. Toda primeira quinta-feira de cada mês, atendimento estendido até as 20 horas.
Rua Ben. Pedro Kuss, s/n, Centro Baixada
89300-268
Telefone/Whatsapp: 47 3643-7181Tempo de espera para atendimento: Depende da demanda
Tempo para conclusão do serviço: Depende da solicitação
CRAS Vila Ivete


Segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Toda primeira quinta-feira de cada mês, atendimento estendido até às 20 horas.
Rua Capitão João Bley, 734, Vila Ivete
89300-000
Telefone: 47 3645-1914 (WatsApp)

Informações Adicionais
BOLSA ESTUDANTE
• O que é? O programa Bolsa Estudante vai oferecer auxílio financeiro anual de até R$ 6.250 a estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. O programa, que está garantido até o final de 2024, é mais uma ação vinculada ao programa Gente Catarina e tem como objetivo combater a evasão escolar. O Bolsa Estudante é mais uma ação do Programa Gente Catarina para garantir a presença na escola e oportunizar um futuro melhor aos catarinenses que mais precisam. O valor de R$ 6.250 será pago aos estudantes em 11 parcelas mensais de R$ 568, que serão retroativas ao último mês de fevereiro, quando teve início o ano letivo de 2022. Sobre o programa Bolsa Estudante no endereço https://leisestaduais.com.br/sc/lei-ordinaria-n-18338-2022-santa-catarina-institui-a-bolsa-estudante-para-os-alunos-regularmente-matriculados-no-ensino-medio-das-escolas-da-rede-publica-estadual-de-ensino
Auxílio Brasil na internet
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/auxilio-brasil/app-auxilio-brasil
Cadastro Único na internet
www.cadunico.cidadania.gov.br
Entre em contato conosco
• via e-mail bolsafamilia_mafra@hotmail.com • via telefone 47 3643-7181

Órgão / Entidade responsável

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos