Dia D da vacinação aplica mais de 1700 doses

As ESFs com salas de vacina abertas no sábado, dia 13, receberam os usuários para atualização da caderneta de vacinação. Das 1773 doses aplicadas, 1360 foram contra influenza (gripe)

Chegando ao total de 1773 doses aplicadas, o Dia D de vacinação contra Influenza (gripe) e atualização da carteirinha com outras vacinas, o sábado, 13 de abril, levou os munícipes às ESFs que ficaram abertas exclusivamente para vacinação, das 8 às 17 horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D de vacinação é crucial para maximizar a eficácia das campanhas de vacinação, alcançando um grande número de pessoas de forma eficiente, promovendo a conscientização e prevenindo doenças graves.

Dia D proveitoso

Segundo a Vigilância em Saúde, “foi um dia proveitoso, com comparecimento da população nas unidades abertas. Ao concentrar esforços em um único dia ou período específico, é possível alcançar um grande número de pessoas de forma eficiente, especialmente aquelas que podem ter dificuldades para acessar serviços de saúde durante a semana”, explicou a Gerente de Vigilância em Saúde, Josilene Aparecida Linkoski Dransfeld. Ela também aproveitou a oportunidade para se vacinar e também as suas filhas, pois as três fazem parte do grupo prioritário. “Minha filha mais velha tem 5 anos e tem asma e  a mais nova tem 9 meses. Levei as crianças para tomarem a vacina por ser de suma importância para não desenvolverem a forma grave da gripe, tenho medo, pelo fato dela ter asma, uma complicação é tudo que não quero, vacinas salvam vidas, precisamos vacinar nossas crianças, vacina é um ato de amor”, declarou a gerente, que tomou vacina por ser profissional de saúde.

A professora Ana Cláudia Salvador Machado, contou que toma vacina todo ano. “Já sabia da campanha e optei pelo Dia D porque trabalho durante a semana. Prevenir a gripe é importante para a nossa saúde. Meus pais tomam todo ano”, disse. Ela também contou que faz questão de vacinar o filho de 22 anos. “Quando não faço pelo SUS, pago particular, pois assim a família está protegida”.

Já psicóloga e puérpera (bebê com 19 dias)  Isabelly de Lima Lanski Tschoeke, contou que aproveitou a disponibilidade do Dia D. “Quanto mais toma-se vacina, mais  a gente está se protegendo e a população em geral. Enquanto mãe, eu penso na vacinação por mim e pelo meu filho mais ainda”.

Ainda dá tempo

Quem não compareceu ao Dia D, pode procurar a ESF mais próxima de casa para colocar em dia a caderneta de vacinação. A Campanha Nacional de vacinação contra influenza e tétano vai até o dia 31 de maio.

Vacinação em números

A Secretaria de Saúde de Mafra divulgou o total de doses aplicadas desde dia 25 de março – início da campanha, até 13 de abril (Dia D). Foram 5470 doses aplicadas, sendo somente no dia 13, 1360 doses de influenza e outras 413 de outras vacinas.

Vacinação em dia – Dia D nas ESFs

ESF – ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIADOSES DE VACINA CONTRA INFLUENZADoses de 25/03 a 13/04Doses somente no DIA D 13/04
Unidade de ESF Benemérita Ana Zilda Ruthes – Espigão do Bugre687128
Unidade de ESF Benemérito José Tauscheck – Vista Alegre46865