Dia D de mobilização contra pólio levou crianças e adultos aos ESFs

Campanha Nacional de Vacinação contra pólio continua até o dia 14 de junho. Meta é atingir 95% do público-alvo – crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Com o objetivo de atrair os pais e responsáveis para levarem as crianças para tomar a vacina contra a poliomielite e atualizar a carteira de vacinação, a Secretaria de Saúde de Mafra realizou mais um Dia D, no último sábado, 8 de junho, mantendo 10 salas de vacina abertas das 8 às 17 horas. No total, foram aplicadas 935 doses de diversas vacinas para crianças e adultos. Da pólio, para crianças de 6 meses a menores de cinco anos foram 450 doses, sendo cinco vacinas injetáveis e 445 orais.

Outro dado de destaque foi da vacina influenza trivalente, com 314 doses aplicadas, para diversas faixas etárias. Também foram disponibilizadas vacinas para febre amarela; HPV; rotavírus humano; covid-19-RNAM, Moderna; difiteria e tátano adulto; DTP; Hepatite A infantil; Hepatite B; meningo ACWY, Meningo C; Penta (DTP/HEPB/HIN); Pneumo 10; Pneumo 23; Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela.

Meta

No município há 2493 crianças que devem tomar a vacina contra a pólio e a meta é atingir 95% do público-alvo. De acordo com os dados da Saúde de Mafra, até o dia D, contra a poliomielite vacinou-se 32,04% do público-alvo (crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias). Ainda dá tempo de levar as crianças para tomar as vacinas, pois a campanha vai até o dia 14 de junho. Os pais devem consultar a sua ESF de referência, pois algumas possuem horário estendido (ficam abertas após às 16 horas).

Eu levei meu filho!

O sábado de sol levou muitos pais e responsáveis pelas crianças às ESFs. Na do Jardim América, a pequena Helena Katherine Gomes Portella, de 1 ano e 10 meses, filha de Ketlyn Carvalho Gomes, chegou sorridente e pedindo pela gotinha. A mãe da menina contou que escolheu o sábado, pois durante a semana “é corrido”. Ela também falou que a família está em dia com as vacinas. “As últimas que tomei foram a da gripe as principais da gestação. A gente tem de se cuidar e dos nossos pequenos”, disse.

Na ESF Central as crianças foram surpreendidas pelos personagens – os irmãos Mário e Luigi – com a missão de vacinar os pequenos. Nesta ESF  as irmãs, Janaína e Joceli dos Anjos, levaram seus filhos para tomara vacina. A mãe do pequeno Leandro Ulbirich, de 3 anos, Janaína, contou que escolheu o Dia D, porque a semana é atarefada. “Tenho mais um filho e acho muito importante ter essas campanhas de vacinação. Estão todos com as vacinas em dias”, declarou. Já Joceli, mãe de Thierry Pietro dos Anjos Rodrigues, de 4 anos e 7 meses, explicou que além de ter consciência da importância da vacinação, o filho já frequenta escola e uma das obrigações dos pais é manter a carteirinha em dia. “No sábado é mais tranquilo para ele e para mim. Aproveitei a manhã e vim com minha irmã e sobrinhos”, concluiu.

Veja como foi a vacinação nas Salas de Vacinas no Dia D

ESF – unidade de saúdeVOP vacina pólio oralVIP vacina pólio injetável
ESF ESPIGÃO DO BUGRE I e II – Ben. Ana Zilda Ruthes45
ESF VISTA ALEGRE – Ben. José Tauscheck23
ESF CAIC I e II 6802
ESF SÃO LOURENÇO – Edvino Hable33
ESF FAXINAL – Guilherme Ganzert20
ESF JARDIM AMÉRICA I e II – Ben. Ulla Schneider4001
ESF BELA VISTA DO SUL – Juventino Haas Petters5501
ESF VILA NOVA I e II – Ricardo Gregório42
ESF CENTRAL – Rosane Paulino Riesenberg7301
ESF RESTINGA I e II – Vereador Edson Luiz Schultz46
TOTAL44505
Dados: Secretaria Municipal da Saúde – Mafra/SC
Janaína e o filho Leandro, com a vacinadora