Dia D de Recolhimento de materiais recicláveis foi sucesso em Mafra
Distribuição de árvores nativas e frutíferas, entrega de cartilhas do bem ensinando a cuidar do meio ambiente, estudos sobre melhor local para colocação de 2ª barreira ecológica no rio da Lança e muitos materiais recicláveis arrecadados. Assim foi o “Dia D de recolhimento de resíduos” eletrônicos, pilhas, lâmpadas e baterias realizado pela Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, no último sábado, dia 8, na praça Miguel Bielecki, uma ação do programa “Penso, logo Destino” em comemoração ao dia do Meio Ambiente.
Ação cumpriu objetivos
A população compareceu descartando materiais diversos como TVs, aparelhos celulares, computadores, fornos de microondas, cafeteiras, pilhas, baterias e lâmpadas, entre outros. Para o coordenador do programa no município, Jean Vichinheski, a ação foi um sucesso, tanto pela quantidade de material coletado, como pela educação proporcionada em favor do meio ambiente. “Acredito que cumprimos o objetivo de conscientizar a população para a importância de evitar danos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde humana”, destacou.
Barreiras de contenção
Na ocasião, membros do grupo Eco Barreiras de Riomafra estavam presentes divulgando a ação e analisando a melhor localização para colocação da 2ª ecobarreira. A 1ª está localizada no rio da Lança nas proximidades da Igreja Ucraniana e semanalmente é feita a retirada dos entulhos que ficam presos na barreira. Eles destacaram a importância da ecobarreira por conter o lixo flutuante e informaram que desde 2019 já foram retiradas mais de 1,5 toneladas de lixo.
Para o aposentado José Ayres Chermak, a ação de recolhimento de material descartável é muito importante e necessária “porque ela evita que a população descarte o lixo no meio ambiente, principalmente na beira dos rios ou riachos, como a gente vê quando vai para o interior”.
Coletas continuam
A coleta de materiais eletrônicos, pilhas, lâmpadas e baterias continua acontecendo nos postos com coletores instalados nos Supermercados MIG (Vila Ivete, Vila Nova e Av. Severiano Maia), Supermercados Compre Mais (Centro), Avante (Jardim América) e DaVilla (Vila Nova). O “Dia D de recolhimento de resíduos” foi uma ação do município com apoio do IMA – Instituto do Meio Ambiente e da Eco barreira de Riomafra.