Educação de Mafra conquista Selo Ouro “Compromisso com a Alfabetização”
O município de Mafra foi o único da região do Planalto Norte Catarinense a receber o Selo Ouro no Programa Nacional “Compromisso com a Alfabetização 2024”. A iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
A conquista foi festejada pelo Executivo Mafrense, como reconhecimento às ações adotadas pela atual gestão, no que se refere a proporcionar uma educação de qualidade e igualdade para as crianças mafrenses.
O Prefeito Emerson Maas disse sentir-se muito feliz com a conquista e destacou: “Mafra tem uma educação onde as desigualdades não podem ser evidenciadas. Por isso não faz distinção entre seus cerca de 7 mil alunos da cidade e interior. Todos recebem tudo o que precisam para garantir seu aprendizado, de alimentação a uniformes, materiais didáticos, sistema de ensino e tecnologias”.
*Verificação da qualidade e controle da defasagem*
A Secretária de Educação, Jamine Henning explicou que dentre os critérios para a certificação, os materiais complementares de apoio à alfabetização bem como formação aos professores, mereceram destaque. Ela explicou que o município possui sistema de ensino pelo qual aplica regularmente avaliações para a verificação da qualidade e controle da defasagem.
“Sabemos que as práticas de leitura são essenciais para a alfabetização. Nesse sentido, Mafra implementou os Cantinhos de Leitura, reforçando e incentivando a leitura na rede Municipal de Educação”. Ela salientou o comprometimento dos professores para essa conquista. “Gostaria de destacar e parabenizar os nossos professores e coordenadores que elaboraram atividades diferenciadas que comprovaram que Mafra se preocupa com a alfabetização das suas crianças.
*Critérios avaliados*
Foram os seguintes critérios avaliados:
• Colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal);
• Institucionalização e implementação da política de alfabetização;
• Implementação das ações de formação de professores e gestores;
• Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.