Mafra sediou a Conferência Microrregional de Inovação

Na última quarta-feira, 26, Mafra sediou a Conferência Microrregional de Inovação. O evento reuniu empresários, empreendedores e lideranças dos municípios que compõem a Amplanorte. O encontro foi realizado no auditório do Sicoob do município.

O gestor regional do SEBRAE de São Bento do Sul, Luís Carlos Silva, destacou a característica empreendedora de Mafra, entregando simbolicamente ao prefeito Emerson Maas o certificado que concede o primeiro lugar do ranking de “Atendimento aos Pequenos Negócios” em cidades de Santa Catarina com porte entre 40 mil e 100 mil habitantes. “Este certificado reconhece que no Estado de Santa Catarina, Mafra é o município número um em atendimentos. A sala do empreendedor vem promovendo meios e soluções para o desenvolvimento de negócios”, disse o gestor. O prefeito agradeceu a honraria e enfatizou que Mafra está trabalhando com inovação. Prova disso são todos os prêmios recebidos na área de educação e de desenvolvimento econômico. Maas aproveitou a ocasião para lançar a “Escola de Negócios” no município de Mafra, que tem finalidade de capacitar a comunidade em temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação. “Temos mais de quatro mil MEIs no município e cerca de 400 já deixaram de ser microempreendedores, evoluindo seus negócios”, declarou.

Em seguida, citou a importância de Mafra sediar um evento que consolida a vocação inovadora do município. “Investimos muito em empreendedorismo e estamos prontos para agilizar o que for necessário, especialmente no que diz respeito à adequação das leis que possam facilitar o ambiente de negócios. Queremos que micro e demais empreendedores e empresas encontrem Mafra um ambiente promissor para inovar e crescer, contribuindo com o avanço do Planalto Norte catarinense”.

Conferência
Na sequência, foi a vez de dar início à conferência, com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett que ressaltou que o SC Mais Inovação tem como propósito fortalecer o ecossistema de inovação em Santa Catarina, promovendo a aproximação entre governo e setor privado, além de divulgar as diversas opções de fomento e incentivos disponíveis. Fett destacou o Tratado da Inovação Catarinense, o qual é um compromisso entre o Governo do Estado de Santa Catarina e os municípios catarinenses para fomentar a inovação, a atração de investimentos e a transformação das cidades em cidades mais inteligentes.  “Nosso objetivo é garantir que empreendedores e gestores públicos tenham acesso a ferramentas que impulsionem a competitividade e o desenvolvimento local”, declarou, anunciando as próximas etapas do SC Mais Inovação.

Também estiveram presentes na conferência: o vice-prefeito de Mafra, Carlos Nitz, o presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, José Marcos Witt e demais vereadores, presidentes de associações e colegiados que nos prestigiam neste evento, representantes de instituições, entidades e demais autoridades e ainda alunos de escolas municipais.