Mais de 450 pessoas atendidas no Mutirão da Cidadania

Quem passou pela região do CEM Beija-Flor pode ver uma grande movimentação de veículos e pessoas que compareceram ao local. Eles tiveram acesso a serviços gratuitos como emissão de documentos (carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho) e atendimento na área de saúde (testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, orientações na área da odontologia e preventivos).

O Mutirão da Cidadania, promovido pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Governo e Cidadania, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Geral de Perícias (IGP), levou ao espaço mais de 450 pessoas, entre crianças, jovens e adultos durante o dia todo. Este teve como finalidade garantir às famílias mafrenses o acesso gratuito a diversos documentos e envolveu as comunidades do interior e dos bairros de Mafra. A Prefeitura de Mafra providenciou ônibus pela manhã para deslocamento das famílias do interior até o mutirão.

Para o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, a realização de eventos como esse que possibilitam a cidadania plena são fundamentais. Ele ressaltou a importância da parceria com o MDA que possibilitou às pessoas a documentação. “Ter a documentação em dia é fundamental, pois os documentos garantem o acesso a diversos programas e serviços; além de reafirmarem a cidadania das pessoas”.

O Clube Desbravadores Guardiões do Planalto participou do evento levando alegria as crianças que lá estavam – fazendo brincadeiras e ações educativas.  Na oportunidade devido a uma parceria com o cartório foi possíveis tirar a segunda via do registro civil gratuitamente.

Números
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Governo e Cidadania, foram emitidas 364 Carteiras de Identidade (RG), 17 Carteiras de Trabalho. Quem precisou de fotos 3×4 para documentos, pode fazê-las gratuitamente no mutirão sendo realizadas 369 fotos. Além de 26 atendimentos na área da previdência Social entre aposentadoria, situações do trabalho, etc. Totalizando, realizaram-se cerca de 450 atendimentos.

Segundo informações da equipe de triagem foram preenchidas, aproximadamente,  460 folhas  com cerca de 432 atendidos  nos mais diversos serviços – dando uma média de 450 pessoas que passaram pelo local seja na área da documentação ou saúde.

RG

Público atendido

Quantidade

172

Feminino

192

364

Emissão do RG

Via

Quantidade

Primeira

180

Segunda

184

364

A responsável pelo IGP no mutirão em Mafra, Maria da Graça Perico, conta  que o projeto acontece há 10 anos e que a proposta é levar aos diferentes locais do estado a possibilidade de fazer seus documentos gratuitamente. No sábado o evento ocorreu em uma comunidade de Rio Negrinho. Lorete Ferreira Farias, serviços gerais, conta que foi mudar os documentos para a condição de solteira. “Eu tinha pensado em ir na segunda-feira fazer isso, mas quando soube do mutirão vi uma oportunidade para fazer de graça”.

Outras ações

A emissão de documentos movimentou o espaço que contou com outras ações na área da Previdência Social e na Saúde. Os presentes receberam orientações sobre os serviços ligados a Previdência Social como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade entre outras. Centina Dallabona, do lar, relata que foi obter informações sobre a aposentadoria e pagamento da contribuição. Ela foi com a família – acompanhada e da neta, Kamili J. Jungles e da filha, Elisangela Dallabona que aproveitou para fazer os documentos e exames na área da saúde.

Nessa área ocorreu a realização de testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, passaram-se informações na área da odontologia (orientação de saúde bucal e prevenção) e exames preventivos citológicos (papanicolau e a mama). Além de aferição de pressão arterial.  A servidora pública, Rubiane Aparecida Machado Serger, também aproveitou a parte de documentação e a área da saúde. Ela fez os exames que estavam sendo oferecidos no encontro. A enfermeira Talita Cristina de Almeida Schmidt explica que a testagem rápida está disponível nas unidades de saúde e que as pessoas podem realizá-la não só nos dias de campanha.

Para encerrar a Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kvitschal, ressalta que o Prefeito Roberto Scholze foi o maior incentivador e instigador para que o mutirão acontecesse para beneficiar as famílias na emissão dos documentos, tanto da área rural quanto urbana. Ele esteve no local em diversos momentos do evento e também aproveitou para fazer a sua documentação.