Caminhada abre Semana Nacional de Trânsito em Mafra

Atividades alusivas à Semana vão até a próxima quinta-feira, 25

O tempo bom pela manhã colaborou com a abertura da Semana Nacional de Trânsito no município, na última quinta-feira, 18. Às 10 horas, alunos das escolas CEMMA, EEB Barão de Antonina e Colégio Mafrense, acompanhados de professores, servidores municipais e por policiais da Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra saíram em caminhada da praça Hercílio Luz em direção à Lauro Müller. Durante o percurso, músicas alusivas à segurança no trânsito, faixas, cartazes e alunos caracterizados de vítimas de trânsito ilustravam a subida pela rua Felipe Schmidt.

Abertura

Na chegada à praça Lauro Müller o Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, na ocasião representando o Prefeito Roberto Scholze, fez a abertura oficial da Semana destacando a união de esforços das entidades participantes para realização desta ação. “A finalidade de um evento como este é conscientizar a sociedade sobre o compromisso da valorização da vida” disse o Secretário. Ele enfatizou ainda que “a transformação e conscientização da sociedade começa dentro de casa”.

O Major Silvano Sasinski avaliando estatísticas de acidentes enfatizou que deve-se pensar em trânsito seguro. “Esse ano é do pedestre. Temos de conscientizar nossa crianças e alunos desde cedo sobre o comportamento seguro no trânsito”, disse.

Simulação de socorro

O Corpo de Bombeiros Militar de Mafra fez uma apresentação simulando o socorro a uma vítima de acidente de trânsito. Quem passou pelo local pode constatar o trabalho dos bombeiros no socorro, desde a mobilização para o atendimento, até a remoção do acidentado. O público assistiu atento a movimentação, reconhecendo o esforço dos militares nesta tarefa de manutenção da vida de uma pessoa.

Após a apresentação, os alunos participaram de sorteio, recebendo brindes das entidades.

Foco nos motoqueiros

À tarde, foi a vez dos motociclistas receberem atenção. Na praça Guilherme Abry (praça dos bancos) a Autopista Planalto Sul, em parceria com Yamaha Concessionária Autorizada Total Motors e a Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra realizaram um evento educativo, com aferição de pressão, de pulsação, higienização de capacetes, orientação e check-list da motocicleta. Os motoqueiros também receberam brindes das entidades.

Organização

A Semana Nacional de Trânsito é uma realização do Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM)/Prefeitura de Mafra, com apoio da Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra (GEMFA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar de Mafra (CBM), Secretaria Municipal de Educação, Autopista Planalto Sul, Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Sincomafra, Colégio Mafrense, UnC-Mafra, EEB Barão de Antonina, Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Mafra (AOB Mafra) e Conselho Comunitário de Segurança de Mafra (CONSEG) realizam de 18 a 25 de setembro eventos alusivos à Semana Nacional de Trânsito, a fim de conscientizar a população sobre as atitudes seguras que pedestres e motoristas devem ter no dia a dia.