Equipe produz carta de suscetibilidade das áreas de Mafra a processos de deslizamento e inundação

Durante três dias foi realizado em Mafra o trabalho de levantamento de dados para a criação do mapa de suscetibilidade a processos de deslizamento e inundação.  A ação, iniciada no dia 01, cobriu a área urbana e rural – com ênfase ao interior e áreas sem intervenção.  Na data os responsáveis estiveram no gabinete e foram recebidos pelo Prefeito Roberto Scholze sendo mostrado o mapa inicial.

A vinda da equipe foi uma ação do Governo Federal, através do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) contratado para realizar o estudo, com apoio da Prefeitura de Mafra. O grupo, composto por geólogo, engenheiro ambiental e técnico de mineração ficou três dias no município coletando as informações. O Prefeito de Mafra ressaltou a importância do trabalho a médio e longo prazo para promover ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação de áreas sujeitas a eventos de riscos naturais ou motivadas por ocupação urbana desordenada. “A carta possibilitará ações, prever intervenções futuras, bem como irá auxiliar no monitoramento das áreas de risco e colaborar para a elaboração do plano diretor”.

Conforme explicou o Geólogo e Coordenador dos trabalhos, Fernando Fernandez, nessa etapa a equipe veio ao município com um mapa prévio realizado com informações de satélite, foto aérea e dados de software. “Visitamos os locais para checar in loco se os dados estão corretos, fizemos fotografias com as devidas coordenadas classificando-as como alta, média ou baixa suscetibidade”. Finalizado o trabalho, o material será entregue com versão impressa e digital ao município para ser utilizado para o plano diretor.  A Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kvitschal, destaca que o trabalho realizado pelo IPT, com ênfase no interior, vem a somar com ao mapeamento das áreas de risco realizado pela GeoEnvi.

Carta de suscetibilidade

As cartas de suscetibilidade constituem documentos cartográficos elaborados em atendimento à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com vistas à prevenção de desastres naturais, tendo por foco a orientação do ordenamento territorial em municípios sujeitos a processos do meio físico como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.