Mafra lança Plano Municipal de Educação

Na manhã de segunda-feira, 06, ocorreu o lançamento oficial do início dos estudos para a criação e elaboração do Plano Municipal de Educação. Na ocasião, na Amplanorte, representantes das instituições educacionais localizadas em Mafra compareceram para principiar o processo de debate da educação mafrense. Participaram ainda os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, da Criança e Ação Social, da Cultura e de Governo e Cidadania – Ernani Kvitschal Junior, Katia Borges Saliba, Rafael Kondlatsch e Angela Kvitschal respectivamente.

O Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, agradeceu a presença de todos e convidou-os para juntos construírem a história na educação mafrense. Durante a conversa, foram discutidos pontos do Plano Nacional da Educação, os prazos para a elaboração do municipal e estadual. Em seguida comentou-se sobre as 20 metas propostas, diretrizes, possibilidades e desafios locais.  Destacando-se que todas as abordagens serão embasadas na formação dos seguintes grupos temáticos: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação superior. Educação de jovens e adultos; educação profissional, educação à distância; educação e diretos humanos; educação inclusiva – especial; desigualdades, discriminações e diversidades; educação e meio ambiente. Valorização dos (as) profissionais de educação; gestão educacional e regime de colaboração; financiamento da educação; gestão democrática, controle social e participação. Medicalização e outros temas (educomunicação, orientação sexual, educação para o trânsito, cidadania, etc.).

Para encerrar, o Secretário expôs o cronograma de trabalho e relatou que o desafio será:  as escolas com seus representantes, pensarem sobre o plano municipal – diretrizes e metas. “Devemos atuar em conjunto, reconhecendo as dificuldades e problemas, buscando transformar e mudar a educação”.

Plano Nacional de Educação (PNE)

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. Além de se adequar às metas e estratégias do plano nacional, os municípios e estados terão que indicar ações para o cumprimento de cada uma delas. A recomendação é formar um grupo para a elaboração do plano, que conte com a participação de diversos entes.