Curso sobre produtos perigosos abordou legislação e fiscalização unindo teoria à prática
• AMPLANORTE e Secretaria de Estado de Defesa Civil ofereceram o curso gratuitamente a agentes da defesa civil, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Exército, Vigilância Sanitária e servidores municipais
Na última quarta e quinta-feira, 21 e 22, Mafra foi sede da capacitação de Legislação, Fiscalização e Emergências com Produtos Perigosos. Dividido entre parte teórica e prática, o curso ofereceu um panorama sobre o tema e cada participante pôde vivenciar procedimentos de fiscalização. A parte teórica aconteceu na sede da Amplanorte e a prática no OPP – Posto da Fiscalização da Fazenda na BR-116 em Mafra.
Ministrado pelo instrutor Almir Vieira da Defesa Civil do Estado, o curso teve como objetivo tornar o participante capaz de identificar ocorrências que envolvam produtos perigosos de uma maneira geral, realizar os procedimentos básicos iniciais, tomando as providências, gerenciando os recursos solicitados pela equipe de intervenções, com apoio das instituições para atuação em áreas específicas. Durante a atividade prática o instrutor explicou o passo a passo da fiscalização, mostrando desde a abordagem ao preenchimento de formulário e demais procedimentos.
Impressões
Para as participantes Bianca Huren Landoski, fiscal de obras e posturas e Maria Inês Zapp, chefe de divisão de transportes, ambas da Prefeitura de Mafra e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), consideraram o curso proveitoso. “O instrutor foi excelente e participei para agregar informaçao e conhecer os procedimentos de manuseio de produtos de risco”, contou Maria Inês. Já Bianca disse que um fiscal deve conhecer bem a legislação. “Quem trabalha nessa área tem de saber da importância da fiscalização para a qualidade de vida e do meio ambiente e também para garantir que o produto transportado chegue íntegro ao seu destino, prezando pela segurança do motorista e demais usuários das rodovias”, concluiu.