Seminário do dia 21 discutirá temas relacionados às Ostomias

Está programado para o dia 21 de novembro, o II Simpósio Regional sobre Ostomias – “O cuidado voltado às diferentes dimensões do seu fazer”, que acontecerá na Universidade do Contestado – UnC – Campus Mafra, direcionado  aos próprios ostomizados, aos profissionais de saúde, acadêmicos e sociedade geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de novembro enviando a ficha de inscrição para o email: simposioostomizados@gmail.com ou entregando no Serviço Social da Policlínica Municipal de Saúde de Mafra. A ficha pode ser acessada na página da Prefeitura de Mafra www.mafra.sc.gov.br . A participação é gratuita.

O evento é promovido pela Prefeitura de Mafra, através do Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, com apoio da AMO – Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada e empresas fornecedoras de equipamentos, além de colaboradores (profissionais de saúde).

Região

A organização do evento explicou que estão sendo esperados participantes dos municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Três Barras, Canoinhas, em Santa Catarina e de Rio Negro  no Paraná.

Será a seguinte a programação do seminário:

08:00 às 08:30 h-  Inscrições e credenciamento;

08:30 às 09:00 h-  Abertura das Atividades;

09:00 às 09:30 h-  Apresentação do Serviço Municipal de Atenção a Pessoa Ostomizada

Proponente: Assistente Social Elena Maria Faganello de Oliveira;

09:30 às 10:10 h-  Aspectos cirúrgicos das Ostomias

Proponente: Dr João Francisco de Souza (Médico Cirurgião);

10:10 às 10:40 h-  Intervalo (Coffee Break)

10:40 às 11:20 h-  Eliminadores e o uso de Adjuvantes

Proponente: Enfermeira ET Lisiane Marcolin de Almeida;