Mafra e Rio Negro unidas pela mesma causa

Uma onda cor de rosa atravessou a fronteira entre Rio Negro e Mafra na manhã do último sábado, 1º de novembro, alertando para a importância da prevenção ao câncer de mama e encerrando a campanha Outubro Rosa. Ao final do evento, a união entre os dois municípios ficou caracterizada pelas palavras dos representantes dos dois executivos.

 

Os participantes reuniram-se na Praça do Correio em Rio Negro, saindo em passeata pelas ruas centrais. Capitaneados pela fanfarra da IRBEM Escola Municipal Ana Zornig atravessaram a ponte Rodrigo Ajace, seguindo pela Felipe Schmidt. O evento dispersou na Praça Guilherme Abry, onde os foram distribuídos sucos, água, pipoca e bolachas, além de sorteados diversos brindes. Lá também os presentes encontraram barracas do SESC-SC e da Secretaria Municipal de Saúde, com ações e orientações para uma vida saudável e presenciaram apresentações artísticas, com músicas cantadas por Ideraldo Ribeiro e a dança das poderosas, por membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer  e parceiros.

 

Cidade irmãs

O Prefeito em exercício de Rio Negro, James Karson Valério, num sinal de entrosamento entre as cidades, destacou a parceria e união entre os riomafrenses. “Somos cidades co-irmãs e temos que nos ajudar e esse encontro mostra como é importante lutarmos juntos”.  E enfatizou que “quando Rio Negro vai bem Mafra também vai bem e quando Mafra vai bem, Rio Negro também vai bem”.  James Valério aproveitou a ocasião para dar o pontapé inicial das festividades alusivas aos 144 anos de emancipação política da cidade rionegrense.

 

O Prefeito de Mafra Roberto Scholze afirmou que o movimento Outubro Rosa terminou com louvor.  Ele parabenizou a todos os envolvidos na caminhada. “Vemos Mafra e Rio Negro nessa conscientização coletiva, um trabalho que vale a pena e mostra que as parcerias estão do lado certo”, declarou. Conclamou a todos a deixarem o preconceito de lado e aproveitarem as estruturas de saúde publica oferecidas à população para a realização dos preventivos. Ao final dos discursos os Prefeitos Roberto e James Valério (em exercício)  fizeram uma “selfie” (foto muito em moda) para marcar o encerramento da ação deste ano.  

 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Luciane Machado Lorenzzi, agradeceu a equipe e a todos os apoiadores, além dos que participaram da 3ª Caminhada Outubro Rosa. “Cuidar daqueles que amamos é o começo da prevenção”, declarou. Ela salientou a adesão da comunidade que a cada ano vem participando mais ativamente, desde lojas a instituições públicas e população em geral.

 

Mobilização crescente

A Secretária de Saúde de Mafra Jaqueline Previatti Veiga e a representante da Secretária de Rio Negro, Daniele Cristina Wormsbecher destacaram a participação de todos e agradeceram o apoio na realização do evento. Elas falaram da importância da realização de exames preventivos anuais e mais precocemente, bem como consideraram o crescimento do movimento. “Estamos melhorando a cada ano, mobilizando cada vez mais pessoas”.

 

O Coordenador da área de saúde do SESC de São Bento do Sul, Claudio de Souza Limeira, um dos parceiros do movimento agradeceu o apoio e a receptividade recebidos e parabenizou a todos pela realização do  evento.

 

Realização e apoio

A 3ª Caminhada Outubro Rosa foi uma realização da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra, com os seguintes apoios: Prefeitura Municipal de Mafra e Rio Negro, Secretaria de Saúde de Rio Negro e Mafra, Secretaria de Cultura de Rio Negro, Secretaria de Assistência Social de Mafra, Rotary Clube de Rio Negro e Mafra, Universidade do Contestado, Associação Empresarial de Mafra e Rio Negro, UNOPAR Rio Negro.