Mafra integra comitiva regional para pleitear recursos
- Na reunião foi anunciado que o Planalto Norte será sede do projeto piloto de desenvolvimento regional
Mafra é um dos seis municípios que integram a comitiva de prefeitos que foram para Brasília nesta semanacom a finalidade de tratar de assuntos de interesse da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – Amplanorte. Os prefeitos estão acompanhados do secretário executivo dainstituição, Hélio Daniel Costa e da presidente da Associação dos Municípios do Contestado (Amurc), Sisi Blind.
Na agenda, reuniões na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no Ministério da Integração Nacional, na Câmara dos Deputados, na Secretaria de Relações Internacionais e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, destaca a importância da união entre os municípios para pleitear melhoras. “Quanto a região se une, todos crescem. Temos muito em comum, seja na área agrícola, no setor do comércio e nas vocações. É preciso que trabalhemos em conjunto em prol da região”.
No primeiro dia os prefeitos apresentaram dados da ANATEL visando discutir a qualidade da telefonia na região do Planalto Norte Catarinense. No local estiveram na Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade conversando com o gerente Osmar Bernardes. Foram informados da existência de um aplicativo que mostra a quantidade de estações de rádio-base (ERB, as antenas) que cada operadora possui, e ainda distribui a rede de cada empresa em um mapa. As antenas são ainda discriminadas conforme a tecnologia de conexão (2G, 3G e 4G).
Foram convidados os municípios, através da Amplanorte, para serem representados no Conselho de Usuários e os caminhos para integrar o grupo de participação popular que tem como função de avaliar os serviços e a qualidade de atendimento das prestadoras, apresentar propostas e sugestões para a melhoria dos serviços. “Uma internet de qualidade, bem como todo o setor de telefonia funcionando adequadamente são fundamentais para o desenvolvimento local e regional, “destaca Eto Scholze.
Projeto piloto será no Planalto Norte
Uma boa notícia foi anunciada no encontro com o Coordenador do Departamento de gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional, com João Mendes. Foi expressado que o Planalto Norte, pela importância, será sede do projeto piloto para o desenvolvimento. Segundo o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, cada região terá um representante e o Planalto Norte representar o Sul do país é uma conquista da união entre os municípios. Em pauta ainda aimplementação de projetos e programas objetivando e a elaboração de um Planejamento Regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O encontro foi uma continuação dos debates iniciados no “1º Seminário Desafios e Perspectivas para a Construção de uma Agenda Prioritária para o Desenvolvimento Regional do Planalto Norte Catarinense”.
Pleiteando melhorias
A comitiva foi ainda ao gabinete dos deputados federais catarinenses, Esperidião Amin, Mauro Mariani e Pedro Uczai/Francisco de Assisdebatendo-se o Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte e apresentação de demandas, solicitação de apoio para projetos regionais e algumas ações do Consórcio CIS-AMAURC. Foi visitada ainda a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em que foram debatidos as melhorias dos acessos da BR 116 e a duplicação de toda a BR, um pleito antigo de toda a comunidade.
Visando equipar o Planorte Leite foi pedido um pacote de máquinas para uma patrulha mecanizada para atuar no programa. Os recursos serão pleiteados para o CODEPLAN – o qual os municípios estão fazendo a adesão, falta somente Mafra cujo processo está tramitando na Câmara de Vereadores. Os prefeitos destacaram a importância disso para a região haja vista que o Planalto Norte tem boa produção de leite sendo Mafra a maior produtora de leite innatura da região. A reunião ocorreu naSecretaria de Relações Institucionais. Foram pedidas também melhorias nos acessos, análise e aprovação dos planos de trabalho com recursos para reconstrução das cidades devido a enchente de junho de 2014.
Na agenda para esta quinta-feira estão ainda o pleiteamento de recursos na área do leite, na educação e da saúde entre outros.