EMEB Augusta Vitória representará Mafra EXPOAGRO 2015
A EMEB Augusta Vitória será a representante da Mafra na EXPOAGRO 2015, que acontecerá no Rio Grande do Sul. A criação de uma Horta Ornamental foi desenvolvida pela escola em parceria com o Projeto Verde é Vida da Afubra. A orientação foi da professora Gesiane Koene Worell, com a participação das alunas Laryssa Lick Pscheidt e Julia Valeria Malon do 4º ano.
A escola foi classificada em 1º lugar dentre 37 trabalhos apresentados na I Mostra Científica Verde é Vida Afubra em agosto e em novembro na 2ª fase da mostra classificaram-se para a apresentação final na EXPOAGRO 2015 no Rio Grande do Sul. O Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, parabeniza a escola pelas participações e realizações de atividades extracurriculares de suma importância para o desenvolvimento educacional dos alunos.
Projeto
A proposta contou a implantação de uma horta suspensa, utilizando bombonas grandes, solo e mudas de morangos, alface e temperos verdes. Este tipo de horta pode ser alocado inclusive no jardim, servindo para embelezar o espaço. A atividade foi composta pelo trabalho dos alunos e equipe de profissionais da unidade escolar, pais e do Secretário de Agricultura e engenheiro agrônomo Vendelino Skonieski.
De acordo com a professora Gesiane Koene Worell o objetivo geral foi conhecer diferentes formas de hortas que podem ser adotadas por qualquer família, independente do espaço onde vive e compreender a importância de uma alimentação saudável.
A diretora da escola, Cleidinéia Gonatrski Dvojatzki, destaca que o projeto visa apresentar as hortas suspensas como uma forma de atrair a atenção das famílias que possuem espaços pequenos e incentivar essa prática geradora de uma alimentação mais saborosa. “A identidade da escola com o meio rural é definida pela sua vinculação com a realidade da comunidade na qual está inserida e com os saberes do local. É de grande valia, a interação das atividades escolares com as atividades desempenhadas pela família dos alunos, dessa forma novos conhecimentos chegam aos lares podendo melhorar as práticas agrícolas e da mesma forma novos saberes chegam à escola, melhorando a experiência dos alunos”. Os alunos acompanharam o desenvolvimento das plantas na horta suspensa e relacionaram saberes com o conteúdo trabalhado em sala de aula.