130 alunos medalhistas na Olimpíada Brasileiras de Astronomia e Astronáutica

• A competição envolveu unidades municipais, estaduais e particulares. 117 alunos da rede municipal foram premiados

A semana começou festiva para os alunos da rede municipal premiados na Olimpíada Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na segunda-feira, 17, ocorreu a solenidade de entrega das premiações para os 117 estudantes das CEM Beija-Flor, CEMMA, EMEBs Avencal do Saltinho, Augusta Vitória e Avencal São Sebastião.

Durante a solenidade foram entregues para as escolas municipais: 30 medalhas de ouro, 25 de prata e 62 de bronze.  O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, lembrou a época em que participou da competição, contando aos presentes a experiência e o quanto isso marcou sua trajetória escolar. “Ações extracurriculares incentivam os estudantes e auxiliam em seu crescimento intelectual. Nossa educação segue com importantes conquistas como IDEB – Provinha Brasil, as Olimpíadas de Língua Portuguesa e da Astronomia. Trabalhamos juntos em prol do futuro”. Ele aproveitou para agradecer a toda comunidade escolar pela presença e confiança.

Confira o quadro de medalhas:

Medalha Ouro

32

67

130

O Secretário de Educação, Juliano Munhoz, ressaltou o quão gratificante é ver as conquistas que estão sendo alcançadas. “Trabalhamos para uma educação inovadora, buscando a gestão do conhecimento. Nesse contexto todas as transformações só são possíveis porque temos equipes que acreditam e trabalham em prol da educação, bem como os pais confiam em nossas escolas e são parceiros no processo. Se a educação caminha bem é porque todos cumprem o seu papel”.

A competição teve ainda a participação das escolas EEBs Monteiro Lobato e Dr. Francisco Izabel (estaduais) e CE Pedacinho do Céu (particular). A estudante do CEM Beija-Flor, Camila Pires da Fonseca, foi premiada em primeiro lugar e contou como foi o trabalho anterior em sala de aula.  “Foi uma ótima experiência participar da competição pelo terceiro ano”.  Lembra ainda que, a escola está incentivando os alunos para que ampliem os conhecimentos sobre o tema e  auxiliando no trabalho. “Foram discutidas as temáticas na aula e apresentados vídeos. Chamou-me a atenção a história do nascimento das estrelas”.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo com objetivo de enriquecer conhecimento, também de despertar interesses em futuros pesquisadores na área de astronomia e astronáutica.