Seminário sobre Ostomias ajuda na compreensão das necessidades dos pacientes

“O cuidado voltado às diferentes dimensões do seu fazer” foi o tema do II Simpósio Regional sobre Ostomias, realizado na manhã da última sexta-feira, 21, na Universidade do Contestado, para mais  de 200 pessoas entre ostomizados,  familiares, profissionais da saúde e sociedade em geral, provenientes dos municípios de Mafra, Canoinhas, Campo Alegre, Rio Negrinho e Florianópolis, em Santa Catarina, bem como de Rio Negro, Quitandinha e Lapa, no Paraná.

O Seminário discutiu as dificuldades enfrentadas pelos ostomizados, quando se deparam com a necessidade de conviver com uma bolsa coletora, assim como a importância do trabalho dos profissionais de saúde em proporcionar uma maior qualidade de vida. Mas, apesar das dificuldades vividas, em meio aos ostomizados, prefere-se dizer que a ostomia é considerada como a “cirurgia da vida”, pois possibilita permanecerem vivos.

Foram lembrados das lutas travadas pelo serviço de saúde juntamente com a AMO – Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada quanto a  se ter equipamentos de qualidade e em quantidade necessária , oferta de serviços de qualidade com profissionais comprometidos, aceitação e apoio da família ao Ostomizado e o  combate ao  preconceito e desinformação.

Um dos momentos marcantes do encontro foi o vídeo de depoimentos dos ostomizados, que emocionou aos presentes. Mostraram a realidade de que a pessoa ostomizada precisa de um cuidado diferenciado, associando a prática profissional com a sensibilidade humana necessária ao atendimento dessa população.

Bandeira da saúde

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze deu as boas vindas aos participantes e enfatizou a necessidade de se discutir temas de relevância relacionados à saúde, educação e outras áreas. “Mafra sente-se honrada por sediar este evento, porque é nosso compromisso com as causas relacionadas à saúde”, afirmou.  Destacou que essa tem sido e será a principal bandeira da sua gestão e, com base nisso, a secretaria tem dado continuidade às ações de trazer todos os protagonistas para os espaços públicos para a discussão da saúde, destacando outros eventos já realizados. “É a saúde levada à sério e este será um evento marcante para o município”, concluiu.

A Secretária da Saúde, Jaqueline de Fátima Previatti Veiga lembrou que é muito importante pensar no tema ostomia. “Muda a vida das pessoas que dela se utilizam e tem que aprender a conviver com o tratamento e os cuidados que são tantos”. Ela citou dados da Associação Brasileira de Ostomizados de que existem entre 80 a 100 mil pessoas que precisam de cuidados de ostomias.  Explicou ainda que o município possui um programa para atender aos pacientes ostomizados, que hoje conta com 26 pessoas que se utilizam do serviço. “Nós estamos trabalhando cada vez mais para dar qualidade de vida para  a pessoa ostomizada”, concluiu.

Aprendizado

A presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada, Candinha Marchi, parabenizou a prefeitura e a todos os profissionais da saúde pelo evento. Falando como pessoa ostomizada, disse que sabe das dificuldades vividas. “Temos todos muito a aprender”, constatou destacando que no estado são quase 3 mil pessoas nessa condição, das quais cerca de 50 por cento são permanentes. Destacou que a missão será sempre continuar lutando, pois “a ostomia não é doença, é solução”.

O Presidente da Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada – AMO, Marcial José Pzybyela  agradeceu à Secretaria Municipal de Saúde,  aos membros do Programa, aos familiares e a todos os que ajudaram para a realização do evento. Desejou um encontro proveitoso para que possam sanar dúvidas pois “o ostomizado precisa de atendimento de qualidade”. Ele colocou a associação à disposição de todos.