Prefeito de Mafra representa Planalto Norte em reunião sobre reconstrução dos municípios
O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, esteve em Brasília na quarta-feira, 10, cumprindo agendas para discutir a liberação de recursos para a reconstrução dos municípios do Planalto Norte Catarinense em decorrências das enchentes de 2014. O chefe do Executivo mafrense acompanhado do Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, reuniu-se com o Diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução, Paulo Falcão e com o Diretor do Departamento de Articulação e Gestão do Ministério da Integração Nacional, Alziro Alexandre Gomes.
Em pauta ajustes no plano de trabalho para a reconstrução dos municípios afetados pelo sinistro. Os pleitos foram ouvidos pelos representantes do Governo Federal que se comprometeram de auxiliar, no que for possível, ao Planalto Norte.
Enchentes em Mafra
As enchentes em Mafra causaram grandes prejuízos. De acordo com o levantamento o prejuízo total ao município ultrapassaram os R$ 42 milhões entre danos materiais e prejuízos econômicos privados (agricultura, pecuária, indústria e serviços). Em relação a infraestrutura, segundo levantamento, serão necessários cerca de R$ 16 milhões para melhorias nas vias e estradas do interior – os dados são do setor de Engenharia da Prefeitura de Mafra embasados no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAP). O valor refere-se a recuperação de pontes, bueiros, vias e estradas. “Muito já está sendo reconstruído para melhor atender a comunidade, porém a verba que deverá ser repassada pelo Governo Federal para a reconstrução irá auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos, trazendo maior comodidade e permitindo uma melhora na trafegabilidade de vias, estradas e pontes atingidas pelas cheias” explanou.