Atendimento a saúde no interior aumenta com ESfs e Mutirão da Saúde

 

  • Consultas nas comunidades de Maurício Caillet, General Brito e Butiá dos Tabordas  cresceram  em 100%

A Secretaria de Saúde está trabalhando com o objetivo, diário, de levar atendimento de qualidade para todos os munícipes mafrenses. Nesse sentido ocorreu uma ampliação no número de atendimentos no interior do município seja através da Estratégia das Agentes Comunitárias de Saúde (EACS Rural) ou Mutirões da Saúde.

Exemplo disso é que anteriormente eram realizados quatro consultas no Maurício Caillet,  quatro no General Brito e  oito  no Butiá dos Tabordas  hoje são 20 no Butiá dos Tabordas e 15 no General Brito e no Maurício Caillet. Na unidade básica de saúde do Avencal São Sebastião, anteriormente, havia médicos 2 horas por semana e atualmente o médico vai todas as sextas-feiras e permanece 4 horas, com presença de enfermeira.  Além das consultas são realizadas visitas domiciliares e é levada a medicação necessária, inclusive injetáveis (exceto os do programa Hiperdia – hipertensão e diabetes).

Mutirão da Saúde

Os Mutirões da Saúde foram reativados em setembro de 2014, sendo a localidade do São João do Boa Vista a primeira a receber a ação. No dia do mutirão são prestados serviços de clínica geral, preventivo de câncer de colo de útero, avaliação da composição corporal (Mafra em Forma), vacinação e odontologia através do Odontomóvel. Os pacientes contam, ainda, com a farmácia municipal, agendamento de exames e orientações sobre dengue e Vigilância Sanitária.

Ampliação de profissionais e atendimento

A vinda de novos profissionais dentro do programa Mais Médicos possibilitou uma ampliação do atendimento através das equipes das Estratégia Saúde da Família. Durante a gestão houve ampliação no atendimento à atenção básica por meio dos ESFs, totalizando 90% de cobertura do município, contando com o trabalho de 19 equipes multiprofissionais compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo conter ainda dentista e técnico de higiene bucal.  Para as comunidades de Vila Pscheidt e Avencal do Meio foi instituída nova equipe de ESF no Espigão do Bugre e na Augusta Vitória foi implementado atendimento com nova equipe.  Além disso, será construída uma unidade de Saúde (ESF) na Bela Vista dentro do programa Requalifica SUS, do Governo Federal. “Nosso maior objetivo é levar uma saúde de qualidade, com atendimento humanizado a 100% dos mafrenses”, declarou a Secretária de Saúde Jaqueline de Fátima Previatti Veiga.