Em Mafra, 10.379 pessoas atendidas nos últimos 2 anos pelo Cadastro Único nos programas sociais

• Ação Social de Mafra leva alento aos carentes, prepara jovens para o mercado de trabalho e ampara desde crianças a idosos.

Qualificação profissional, fortalecimento de vínculos, casamento coletivo, Grupos de Idosos e Bolsa Família são algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Criança e Ação Social de Mafra, com a finalidade de proporcionar ao cidadão mafrense, acesso a política pública de assistência social.

O Prefeito Roberto Scholze considera a pasta como de fundamental importância para levar alento aos carentes, preparar jovens para o mercado de trabalho e amparar desde crianças a idosos em situação de risco. Lembrou o compromisso do poder publico, diagnosticando a realidade social e trabalhando para atender as necessidades da população.

Fortalecimento de Vínculos

Dentre as atividades desenvolvidas pela pasta em 2013 e 2014, destaca-se o Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – antigos Peti, Pró-Jovem e CCI – através do qual foram realizados milhares atendimentos para todas as idades. Os números de atendimentos nos últimos dois anos são um marco a parte:

–  2.886  idosos pelo Centro de Convivência do Idoso;

–  2.756 pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);

– 228 crianças, adolescentes e idosos atendidos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos);

– 545 pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);

–  1.664 atendimentos realizados no Programa Municipal do Leite;

– 8.647 atendimentos da Secretaria da Criança e Ação Social administrativa e social, como segunda via de documentos e atendimento nas enchentes;

– 10.379 pessoas atendidas pelo  Cadastro Único através dos programas sociais do Governo Federal.  O CAD-Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Sua inscrição serve de requisito para a participação em diversos programas sociais da União, como no Bolsa Família ou no de qualificação profissional, entre outro.

O programa visa a convivência social e comunitária, por meio de trocas culturais e de vivências, desenvolvendo a identidade e cidadania em todas as idades.

Qualificação profissional

Outro programa de relevância desenvolvido pela Secretaria da Criança e Ação Social foi o dar condições de acesso à qualificação profissional para todos, através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Diferencial desse programa foram os cursos direcionados para os moradores do Campo, como Bovinocultura de Leite e Horticultura Orgânica, demonstrando a preocupação em capacitar o morador da área rural para que este possa continuar na atividade.

Em 2013, a Secretaria ofereceu 26 cursos para pessoas com idade a partir de 16 anos, inscritas no Cadastro Único. Os cursos foram uma parceria entre Prefeitura, Senai, Senar, Senat e Senac por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo foram formadas 440 pessoas.

Em 2014 contou com 21 cursos, habilitando 275 pessoas a entrarem no mercado de trabalho, num esforço para o desenvolvimento profissional do cidadão mafrense. Foram ofertados cursos nas áreas de maquiador, manicure e pedicure, recepcionista em serviços de saúde, recepcionista, vendedor, operador de computador, motorista de transporte de cargas, motorista de transporte de cargas perigosas, libras básico, libras intermediário, horticultor orgânico, bovinocultor de leite, eletricista de automóveis, torneiro mecânico, eletricista predial, costureiro, aplicador de cerâmica, assistente de planejamento e controle de produção, pedreiro, eletricista industrial e mecânico de motores diesel. Dentre os cursos mencionados, 9 cursos estão em andamento com 129 alunos freqüentando inscritos pela Secretaria de Ação Social.

Casamento coletivo

Uma das ações gratificantes da pasta foi a de proporcionar oficialização da união à casais. Em 2013, 135 casais participaram da 4ª edição do casamento coletivo gratuito, realizado numa parceria entre a Prefeitura de Mafra e a Corregedoria Geral do Estado.

Além dessas ações, a Ação Social realizou nos últimos dois anos os tradicionais bailes da escolha da rainha da 3ª idade, além de promover a integração entre os idosos, na participação dos Jogos Abertos da Terceira Idade – JASTI,  através do Centro de Convivência do Idoso.

Na foto uma das atividades da secretaria, de combate ao abuso e exploração sexual.