Secretaria de Cultura faz balanço das ações de 2014

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra realizou ações com o objetivo de democratizar o acesso à cultura como incentivo à leitura, ao esporte amador e oficinas culturais. Assim como foi dada a continuidade das rotas de turismo rural e auxílio na realização do 1ª Adventure Tour (organizado pela coordenadora da Rota de Turismo Rural da Vila Ruthes, Diuliana Ruthes), com apoio da Secretaria e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O estímulo cultivado às práticas culturais tem sido exemplificado com apoio as peças teatrais do grupo Companhia Tragicômica, ao passeio ciclístico do dia das crianças (Associação de Ciclistas Pedala Riomafra) e outras atividades realizadas.

Cultura

2014 foi um ano marcado pela continuidade da Feira do Livro movimentando mais de 15 mil pessoas e colocando em circulação milhares de exemplares. As oficinas culturais da Casa da Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura Mafrense, possibilitaram a mais de 1.000 pessoas o acesso, gratuito, a aulas de diversas modalidades desde pintura em tela, artesanatos em geral, violão, teclado, dança e teatro.  Bem como ocorreu o incentivo à fotografia com a premiação do 1º Concurso de Fotografias de Inverno, promovido em razão da neve que há um ano precipitou sobre a região e a realização de uma edição denominada “Um Novo Olhar Sobre Mafra” que reuniu 41 fotografias de diferentes visões da cidade clicadas por fotógrafos profissionais e amadores que em breve renderá uma exposição itinerante.

Os amantes da história puderam conhecer de perto 40 peças que contam uma parte importante da história medieval europeia na Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura. Realização em parceria com a Associazione Ricercatori Storici d’Itália (Associação de Historiadores e Pesquisadores da Itália).

O mês do aniversário de Mafra foi de grande mobilização com a vinda do SESC Móvel que atendeu, ao todo, mais de 700 pessoas entre alunos de nove escolas e a comunidade com atividades como: teatro, música, capoeira, sessões de cinema, oficina de bonecos, brinquedos lúdicos, contação de história e muito mais. A promoção teve apoio do SINCOMAFRA – Sindicato do Comércio Varejista de Mafra, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).

Esporte

No Esporte ocorreram passeios ciclísticos, a Fase Regional dos Jogos Abertos da Terceira Idade a 44ª Corrida Rústica de 1ª de Maio e a 2ª Corrida Rústica Noturna, ambas como massiva participação de atletas profissionais e amadores. No futebol foram realizados o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, encerrado no último dia 7 de dezembro e a 10ª Taça Cidade de Mafra/Zepellin “Luiz Alfredo Guimarães Ivantchuk”. 

Turismo

No Turismo nos anos da administração 2013 e 2014 houve o avanço para a integração regional com a Rota Caminhos do Contestado e a migração de Mafra para o Vale do Contestado, fortalecendo o vínculo com os demais municípios e a história da região. A migração vem trazendo importantes resultados como o fato de Mafra sediar a primeira “Mostra pelos Caminhos dos Contestado”, evento de grande repercussão regional no setor com a representação de cerca de 10 outros municípios pertencentes à rota.

Foi dado também um passo importante para a criação da terceira rota rural, desta vez levando para o São Lourenço a possibilidade do turismo local, gerando renda e oportunidade de mostrar mais um pouco do belo município aos seus visitantes e habitantes.

E praticamente fechando o ano com chave de ouro a última ação do Turismo e da Cultura foi a audiência pública que determinou pelo tombamento da antiga residência da família Sommer, uma casa centenária que servirá de sede do primeiro museu do mel do Brasil, uma ação de parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico de Mafra (CoMPPam) e apicultores do município.