Secretaria de Governo e Cidadania apresenta balanço de ações de 2014

 

Respondendo pela Defesa Civil, Procon e Junta Militar, a Secretaria trabalhou intensamente com ações de atendimento à população

 

Com o objetivo de integrar as ações governamentais aos interesses da comunidade, a Secretaria de Governo e Cidadania teve um ano de muitos atendimentos e importantes realizações.

 

Defesa do consumidor

O Procon de Mafra registrou de 06 de janeiro a 18 de dezembro deste ano, 1865 atendimentos, entre assuntos financeiros (400), produtos (283) e serviços (1182). Além disso, foram emitidas 53 Cartas de Informações Preliminares (CIP) e 39 notificações para audiências, das quais 27 houve acordo e 12 não.

 

Serviço Militar

Na Junta de Serviço Militar foi realizado um total geral de 2371 atendimentos entre: transferências, alistamentos, certidões, requerimentos, protocolos, etc.

 

Defesa Civil

Este ano uma das principais ações da Defesa Civil foi nos meses de junho e julho, atuando com atendimento e socorro a vítimas da enchente, vendavais e tempestades, além de ações recuperativas para evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

Neste ano foram registrados 930 atendimentos, sendo destes, 815 casas inundadas durante as cheias do rio Negro e rio da Lança. Na enchente, foram registrados 706 desabrigados sendo encaminhados a 14 abrigos criados pela Defesa Civil e mais 2572 desalojados (levados para casa de parentes e amigos).

 

Segundo a Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwitschal, “todos os atendidos receberam da Defesa Civil, em parceria com a Ação Social, ajuda humanitária (alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, cobertores, colchões e assistência médica)”. Raul Ferrari, diretor de Defesa Civil, lembrou ainda que o nível máximo atingido pelo rio Negro foi de 13,62m no dia 12 de junho às 14 horas.

Este ano também houve ocorrência de tempestade de granizo e destelhamento onde foram atingidas 30 casas, sendo entregues pela Defesa Civil lonas pretas, telhas e pregos.

Quanto à prevenção vale lembrar que existem no município cinco áreas de risco  – quatro passíveis de inundação (Vila das Flores; Vila Solidariedade; Vila Santo Antonio e Bairro Centro/ localidades ao longo das BR-116 e BR-280) e uma de deslizamento (Bairro Centro/ Rua Felipe Schmidt), as quais são monitoradas diariamente pela Defesa Civil e CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).

 

União e apoio

A Defesa Civil de Mafra agradece a todos os colaboradores, empresários, bombeiros, instituição militares e civis, pelo apoio e parceria prestados nos momentos de estrema necessidade e durante os demais eventos adversos ocorridos no município.

 

Fique atento: Plantão

 

A Defesa Civil mantém Plantão 24 horas nos 365 dias do ano. Caso ocorra algum evento adverso ela deverá ser acionada pelo Corpo de Bombeiros Militar (telefone de emergência 193) indo até o local para analisar o ocorrido e tomar as devidas providências.

Para consultar previsão do tempo e orientações acesse o site www.defesacivil.sc.gov.br